Páginas

domingo, março 15, 2020

Coronavírus: Sesap recomenda suspensão de eventos com mais de 100 pessoas e jogos do estadual com portões fechado

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) recomenda a suspensão de eventos com aglomerações acima de 100 pessoas, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no estado, na quinta-feira (12).

A Sesap orienta que shows, festas e missas sejam canceladas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As informações foram repassadas à imprensa em coletiva nesta sexta (13). Segundo o chefe da pasta, Cipriano Maia, ainda não é necessária a suspensão das aulas das redes públicas de ensino.

A secretaria informou ainda que irá pedir a Federação Norte-rio-grandense de Futebol que os jogos do Campeonato Potiguar sejam esvaziados e aconteçam com os portões fechados, sem a presença de torcedores. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (13) em coletiva, na Escola de Governo.

Sesap e SMS em entrevista coletiva nesta sexta (13) sobre o 1º caso de coronavírus no RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
Sesap e SMS em entrevista coletiva nesta sexta (13) sobre o 1º caso de coronavírus no RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

Embora não haja transmissão local do vírus - quando o paciente é infectado dentro do estado, sem ter viajado para os países que registram casos da doença - a secretaria adotou a medida como forma de precaução, a exemplo de outros locais do Brasil e do Mundo.

"Essa é uma medida que vem sendo tomada em todo mundo. Nós estamos recomendando o adiamento ou suspensão de todos os eventos que tenham aglomeração de pessoas. Além desse distanciamento, as atividades educativas de proteção devem ser intensificadas nos próximos dias, principalmente entre as pessoas idosas", afirmou Cipriano Maia, secretário de saúde do RN.


A Sesap está monitorando 17 pessoas que tiveram contato com a paciente que é o primeiro caso confirmado de coronavírus no RN.

Atualmente, o RN tem 17 casos suspeitos, 15 descartados e 1 confirmado. Dos 15 descartados, 11 testaram positivo para outras síndromes respiratórias como H1N1, influenza A e influenza B. Entre suspeitos, descartados e confirmados, os casos estão distribuídos em Frutuoso Gomes, Baía Formosa, Caicó, Macaíba, Goianinha, Mossoró, Parnamirim e Natal.

Em todo o país, ao menos 151 casos de Covid-19 confirmados já foram registrados. O número foi atualizado nesta sexta-feira (13) a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein.

Plano de contingência
A Secretaria de Saúde do RN também definiu que 11 hospitais serão utilizados para atendimentos de possíveis novos casos de coronavírus no estado. Além dos hospitais Giselda Trigueiro (133 leitos) e Maria Alice Fernandes (85 leitos) - as duas unidades de referência do estado -, outros nove hospitais serão usados como centros de contingência.

Segundo a Sesap, caso o número de confirmações do novo coronavírus chegue a 20, os hospitais de contingência espalhados pelo RN serão acionados progressivamente. Além do Giselda Trigueiro e do Maria Alice Fernandes, em Natal, as unidades da rede pública de saúde que poderão ser utilizados como hospitais de referência são:

Hospital Colônia João Machado - Natal (171 leitos)
Hospital José Pedro Bezerra - Natal (227 leitos e 10 UTI)
Hospital Central Coronel Pedro Germano - Natal (71 leitos e 10 UTI)
Hospital Rafael Fernandes - Mossoró (39 leitos)
Hospital Tarcísio Maia - Mossoró (147 leitos e 9 UTI)
Hospital Dr. Mariano Coelho - Currais Novos (108 leitos e 10 UTI)
Hospital Regional Cleodon Carlos Andrade - Pau dos Ferros (69 leitos e 10 UTI)
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes - Caicó (93 leitos e 10 UTI)
Hospital Deoclécio Marques - Parnamirim (86 leitos e 10 UTI)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!