Páginas

sábado, fevereiro 15, 2020

MS decreta estado de alerta por causa da dengue após registrar 11 mortes e 12 mil notificações

Mato Grosso do Sul decretou na última quarta-feira (12) estado de alerta por causa da dengue após registrar desde o dia 1º de janeiro até 14 de fevereiro, 11 mortes e mais de 12 mil notificações. Conforme a Secretaria de Saúde do Estado (SES), 48 municípios estão com alta incidência da doença, o que significa 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Entre as ações adotadas por prefeituras para combater a doença, estão a distribuição de telas para cobrir caixas d'águas e ações de conscientização para trabalhadores da construção civil.

De acordo com a SES, em todo Mato Grosso do Sul já são 12.182 notificações e quase 3 mil casos confirmados.

Água com larvas do mosquito que transmite a dengue encontrada em Campo Grande, MS — Foto: Reprodução/TV Morena
Água com larvas do mosquito que transmite a dengue encontrada em Campo Grande, MS — Foto: Reprodução/TV Morena

Em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, cidade que também está com alto índice da doença, caixas usadas para armazenar água da chuva se tornaram um problema no município. Em quase todas elas os agentes de saúde encontraram larvas do mosquito aedes aegypti, até mesmo nas que estavam fechadas.

A prefeitura comprou 2 mil telas para cobrir caixas d'água e está distribuindo aos moradores de baixa renda. Só em janeiro deste ano foram registrados 1830 casos suspeitos. No ano de 2019, foram registrados 1.403.

Em Campo Grande, a Superintendência de Vigilância em Saúde começou um trabalho específico em canteiros de obras. A ideia é conscientizar os trabalhadores a não deixarem o local com latas, plásticos, embalagens descartáveis, que podem se tornar criadouros do mosquito.

Prefeitura de Campo Grande intensifica ação contra a dengue em obras. — Foto: Graciela Andrade
Prefeitura de Campo Grande intensifica ação contra a dengue em obras. — Foto: Graciela Andrade

A prefeitura da capital, também oferece um curso de capacitação para funcionários de empresas públicas e privadas que queiram ser voluntários e ajudar no combate ao mosquito. São aulas teóricas e práticas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!