Páginas

sexta-feira, janeiro 24, 2020

Sisu 2020: candidatos usam #erronosisu para relatar suposto problema em notas de corte

Candidatos que concorrem a vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usaram as redes sociais nesta sexta-feira (24) para relatar o que consideram ser um problema na definição das notas de corte dos cursos.

Nos assuntos mais comentados do Twitter está a hastag #erronosisu. Segundo os relatos, o sistema tem considerado alguns candidatos aptos para as duas opções de cursos pretendidos, o que elevaria, segundo os candidatos, as notas de corte.

O G1 pediu esclarecimentos sobre o suposto problema ao Ministério da Educação (MEC) e até a mais recente atualização desta reportagem não obteve resposta.

Classificação parcial
O Sisu permite que cada inscrito escolha dois curso para concorrer. Quando o estudante tem nota suficiente para ser classificado na primeira opção (ainda que temporariamente), ele não é automaticamente considerado "classificado" para a segunda.

Com o problema identificado pelos candidatos, pessoas com notas altas estão sendo temporariamente classificadas para as duas escolhas e as notas de corte, que são calculadas com base nas pessoas que se candidatam, estariam mais altas do que o esperado pelos estudantes.

"A 2ª opção de muita gente está sendo validada mesmo que essa pessoa esteja acima da nota (de corte) na 1ª (opção), isso não estava acontecendo no começo do processo", escreveu uma candidata no Twitter.

Inscrição do Sisu 2020 poderá ser feita por dispositivos móveis — Foto: Reprodução/Sisu
Inscrição do Sisu 2020 poderá ser feita por dispositivos móveis — Foto: Reprodução/Sisu

O prazo para inscrição, que deveria terminar nesta sexta-feira (24), foi estendido até as 23h59 de domingo (26), após os problemas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O erro afetou cerca de 6 mil candidatos, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Nesta edição do Sisu estão em disputa 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas em todo o país.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!