Pedro de 12 anos e Victor de 13 não se conheciam até a tarde dessa quarta-feira (20), quando se encontraram em uma clínica de oftalmologia de Natal para receber a primeira parte do presente natalino: ambos escreveram cartinha para a campanha “Papai Noel dos Correios” pedindo para enxergar melhor.
Pedro Gabriel sonha em enxergar melhor para poder estudar astronomia
Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, eles contaram ao 'bom velhinho' por que precisam dos exames de vista e de óculos novos: querem melhorar nos estudos. Pedro Gabriel de Moura Costa, de São Gonçalo do Amarante, sonha com Astronomia e lembra com orgulho que já deu aula sobre planetas e buracos negros; enquanto Victor Matheus Matias de Souza, que mora na zona Oeste da capital pensa em ser jogador de futebol – ele sabe que antes de alcançar o gol é preciso enxergar a bola.
Esses pedidos são apenas dois, entre as mais de 7 mil cartinhas recebidas este ano pela campanha “Papai Noel dos Correios” em todo o Rio Grande do Norte. Em 2019, a empresa celebra 30 anos da campanha e ainda dá tempo de adotar cartinhas. Os interessados ainda podem procurar as agências dos Correios que participam da campanha, e os presentes devem ser entregues até o dia 6 de dezembro para que possam chegar até a casa das crianças.
O diagnóstico preliminar recebido pelos pais de Pedro indica que o problema dele não depende exclusivamente do uso de óculos: a dificuldade do garoto está mais vinculada a uma conjuntivite crônica causada por alergia. Também apresentou baixos graus de hipermetropia e astigmatismo. Já a dificuldade de Victor é mais complexa: o nascimento prematuro provocou sequela na visão chamada de “retinopatia da prematuridade” – ele enxerga mal com um dos olhos (miopia entre 7 e 8 graus) enquanto a situação do outro pode ser irreversível.
De qualquer maneira são presentes duplos. A demanda para realizar o exame oftalmológico foi atendida, agora o “Papai Noel dos Correios” busca viabilizar a doação dos óculos. Interessados podem entrar em contato com a coordenação da campanha pelos telefones 3220-2518 e 3220-2519 – a cartinha do Victor é a de número 3291, e a do Pedro é 6105.
“Desde os 4 anos o Victor usa óculos, e esse exame vai servir para saber qual o problema que ele tem e qual o melhor tipo de tratamento”, disse a mãe Liliane, de 30 anos. “Em casa ele fica colado na TV para conseguir ver alguma coisa, quando vai comer quase se enfia no prato, e na escola tem dificuldade de aprendizado”. Liliane lembrou que o filho chegou em casa “todo feliz dizendo que tinha escrito uma cartinha para o Papai Noel pedindo óculos e uma bola”.
A professora Lecy Silva Azevedo, diretora pedagógica da Escola Nossa Senhora das Dores onde Victor estuda, também acompanhou os exames e destacou que “sempre procuramos encontrar meios para ajudar nossos alunos. Como o problema de Victor é mais sério, surgiu essa oportunidade”, valorizou.
Victor quer ser jogador de futebol e seu problema é congênito por ter nascido prematuramente
Mas exame de vista e óculos não foram as primeiras opções de Pedro. A mãe dele, Maria do Socorro Moura, confessou que o filho queria mesmo era um tablet. “Ele usa celular, computador, e controlamos para que não fique muito próximo da tela. Queria um tablet, mas conversamos, disse que podemos comprar em outro momento, então decidiu pelo exame e pelos óculos”. Socorro e o pai Everton Costa de Oliveira lembraram que o filho mudou de escola e perdeu três anos letivos por causa do problema que afeta a visão.
Triagem das cartas
Bola, boneca, carrinho e material escolar são os pedidos mais comuns, e mesmo quem não adotou uma carta pode doar presentes avulsos. “Com os presentes avulsos completamos e reforçamos a lista de presentes”, informou a assessoria de imprensa dos Correios no RN.
Os pedidos de cadeira de rodas também são recorrentes – em 2018 foram doadas sete cadeiras – e um terceiro pedido de óculos foi identificado pouco antes do fechamento desta edição.
As cartas chegam até o “Papai Noel dos Correios” a partir de parcerias da empresa com escolas públicas (da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental) indicadas pelas secretarias de educação, projetos sociais e instituições como o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, os projetos Agente Ambiental Mirim de Natal e Balé Menina Flor, entre outras.
Uma das cartas recebidas do Instituto dos Cegos, em braile, é do menino Miguel do Nascimento Lemos, de 8 anos, que além do problema na visão também tem dificuldade de locomoção – ele pediu um andador e uma bola com guizo. Bola com guizo, aliás, foi o presente mais pedido pelos alunos atendidos pelo Instituto.
Qualquer criança até 10 anos também pode participar, basta entregar a cartinha com os pedidos em uma das agências dos Correios que participam da campanha até a próxima sexta-feira (22). A coordenação da campanha faz uma triagem das cartas, seguindo critérios de caráter social. As unidades públicas de ensino que são parceiras, por exemplo, estão localizadas em bairros e áreas com perfil de vulnerabilidade social.
Participam agências dos Correios localizadas na Região Metropolitana de Natal, e em Apodi, Assu, Caicó, Canguaretama, Macau, Mossoró, Pau dos Ferros, Parnamirim e Santa Cruz.
Número
7 mil cartinhas foram recebidas pela campanha “Papai Noel dos Correios” em 2019 no RN
Cronograma
22 de novembro – data máxima para recebimento das cartinhas avulsas (crianças até 10 anos) pelas agências dos Correios
6 de dezembro – data máxima para entrega dos presentes nas agências dos Correios que participam da campanha
Informações: 3220-2518 e 3220-2519, ou através do endereço eletrônico blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!