O
Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) lançou hoje (5) um programa para
avaliar a periculosidade das rodovias brasileiras e reduzir o risco de
acidentes. O programa, adotado internacionalmente, foi chamado no país de
BrazilRAP.
“É
um método que identifica os pontos de possíveis acidentes e aponta as medidas
que devem ser executadas para evitar que eles ocorram”, disse o diretor de
Planejamento e Pesquisa do órgão, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello.
O
BrazilRAP será implantado em parceria com agências governamentais estaduais,
bancos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, ONGs de segurança
rodoviária e indústria, tendo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA)
como patrocinador.
“O
BrazilRAP visa tornar o país livre de estradas de alto risco por meio da
implantação da metodologia IRAP. Com esta metodologia, já utilizada em mais de
cem países, depois do levantamento da imagem das rodovias e de sua codificação,
são propostas contramedidas para correção dos pontos sensíveis identificados e
realizado um plano de investimentos para implementação das soluções propostas”,
informou o DNIT.
A
metodologia classifica as rodovias por estrelas, de um a cinco, conforme
respectivos padrões técnicos de segurança. As vias de cinco estrelas são as
mais seguras, enquanto as vias de uma estrela são as menos seguras. Entre os
fatores analisados estão a existência de travessias de pedestres e calçadas,
velocidade de tráfego que prevalece na via, rotatórias, separação de tráfego
por canteiro central, via atenuadoras de impacto
Para
permitir a implantação, será criado um conselho que, além do Dnit, contará com
a participação de representantes do Ministério da Infraestrutura, Agência
Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Polícia Rodoviária Federal,
departamentos estaduais de estradas de rodagem, associações e representantes da
Academia.
Segundo
o Departamento Nacional de Infraestrutura, uma das primeiras etapas da
implementação é o levantamento da situação dos 55 mil quilômetros de rodovias
no pais, sob a responsabilidade do órgão, até o primeiro semestre de 2020.
No
segundo semestre, será feita a complementação do levantamento e a codificação
da situação das rodovia. A previsão é que a análise seja finalizada no final do
primeiro semestre de 2021.
Fonte: Portal no Ar
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