Páginas

quarta-feira, setembro 18, 2019

RN + Saudável levará ações de promoção à saúde em todo o Estado

Promover saúde, qualidade de vida, dignidade e segurança para mudar o cenário social da população do Rio Grande do Norte. Esse é o RN Mais Saudável, programa de Governo lançado na manhã desta quarta-feira (18), pela Governadora Fátima Bezerra, na Escola Estadual Atheneu.

FOTO: ELISA ELSIE/GOVERNO DO RN

A iniciativa, cujo órgão articulador é a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), será implementada em todas as regiões do estado, de acordo com as particularidades de cada local e contará com a atuação articulada de 16 pastas do Governo, sendo nove secretarias e sete órgãos da administração indireta, além de Universidades, instituições públicas e privadas e municípios.



“É uma alegria estar aqui, nada mais justo do que o RN mais Saudável ser lançado nesta escola, tendo em conta especialmente seu caráter pedagógico. Em suas raízes traz a intersetorialidade, a integração, a transversalidade e a territorialidade com a proposta de disseminar uma vida mais saudável por todo o Rio Grande do Norte”, destacou a Governadora Fátima Bezerra.

O programa propõe a construção de estratégias norteadas por quatro eixos fundamentais: Cultura de Paz, Hábitos Saudáveis, Ambientes Saudáveis, Equidade e Inclusão, sempre com base nas diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Nesse sentido, entre os objetivos do RN Mais Saudável estão promover o autocuidado, qualificar ambientes de trabalhos saudáveis, prevenir acidentes, impulsionar a alimentação saudável e a segurança alimentar – com estímulo à produção e ao consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar -, estimular a inclusão de atividades de educação e promoção à saúde por meio da educação popular e articular acesso às políticas públicas de inclusão social que respeitem as pessoas em suas dimensões.



“Estamos nos propondo a mobilizar as mais diversas instituições da sociedade, desde os municípios e escolas até o próprio indivíduo para que, juntos e juntas, possamos construir ambientes saudáveis. É nessa perspectiva e identificando a realidade de cada localidade do Rio Grande do Norte que implementaremos esses eixos”, ressaltou o secretário de Saúde, Cipriano Maia.

A coordenadora do programa, Teresa Freire, falou sobe a importância que ele terá na transformação do cenário atual do Rio Grande do Norte. “Juntos vamos escrever uma nova história, de esperança e justiça social. Esse é um programa estratégico e que, por meio de políticas intersetoriais, agregando parceiros, dialogando com os municípios e entidades da sociedade civil conseguiremos ampliar a qualidade de vida e a cidadania”, destacou.

Intersetorialidade

O programa integra as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH). Também estão envolvidos os órgãos Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), Fundação José Augusto (FJA), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte – IGARN, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – IDIARN, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte – EMATER, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A – EMPARN e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, articulados pelo Gabinete Civil e Secretaria para Gestão de Projetos e Metas de Governo.

O ato de lançamento contou com a presença do vice-governador Antenor Roberto, dos secretários de Estado Cipriano Vasconcelos (Saúde), Alexandre Lima (Sedraf), Armeli Brennand (Semidhj), da coordenadora do RN + Saudável, Tereza Freire, do diretor-presidente do Idiarn, Mário Manso, vereadora em Natal, Divaneide Basílio, representante da deputada estadual Isolda Dantas, senador Jean Paul Prates, prefeito de Natal Álvaro Dias e prefeitos dos municípios de Cerro Corá, Caiçara do Norte, Pureza, Canguaretama, Água Nova, São Jose de Campestre, Tenente Laurentino, Lajes, Acari, Areia Branca, Pedra Grande, Riachuelo e Tibau.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!