Páginas

segunda-feira, setembro 23, 2019

RN está no Mutirão Nacional de Plantio de Árvores

O Rio Grande do Norte participa, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, do Mutirão Nacional de Plantio de Árvores, em comemoração ao dia da árvore, que acontece em 14 estados brasileiros. O mutirão para plantio e distribuição de mudas nos municípios potiguares segue até 29 de setembro.

DIVULGAÇÃO ASCOM/IDEMA

O projeto inclui a entrega de mudas aos municípios do RN que aderiram à ação. A ideia principal é o plantio de árvores nas escolas, praças, ruas, propriedades rurais e áreas degradadas. A ação conta com o apoio das prefeituras dos municípios, através das Secretarias de Educação, escolas locais, grupos de escoteiros, associações, dentre outros.



No Rio Grande do Norte, 24 municípios foram inscritos para participar do mutirão nacional. Destes, oito já realizaram o plantio em suas regiões. São eles: Canguaretama, Macaíba, Pedro Velho, Arez, Várzea, Jardim de Piranhas, Serra Caiada e Assú. Mais de 100 mudas de plantas foram disponibilizadas pelo Idema, através do Viveiro do Parque das Dunas, e dentre as espécies podemos citar: Peroba, Pau-basil, Guabiraba, Maçaranduba, Ipê-amarelo, Cumichá, Copaíba, Canafístula, Juazeiro, dentre outras. As mudas foram doadas de acordo com as características da flora de cada cidade.

Durante o período das celebrações ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, existe uma grande mobilização para realizar atividades educativas e de plantio. O calendário dessas atividades também coincide com o início da primavera no Brasil, que acontece de 23 de setembro a 22 de dezembro.

De acordo com a bióloga e educadora ambiental do Idema, Marina Moura, a ação tem como objetivo principal a sensibilização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Além de preservar as florestas que existem, a melhor solução para reduzir drasticamente o excesso de dióxido de carbono na atmosfera e conter o aquecimento global é plantar árvores. Essa é uma forma proativa de manifestação contra o desmatamento, ressaltando que o cuidado com a Natureza é uma tarefa de todos”, ressalta Marina.

A bióloga diz, ainda, que o mutirão nacional de plantio de árvores é um momento de unir forças e ações para o bem do nosso planeta. “Além da necessidade de se preservar as árvores que ainda temos, também é necessário arborizar efetivamente os ambientes dentro da área urbana. O compromisso com a preservação ambiental é depende de todos nós. O mutirão é um momento de reforçarmos essa necessidade de trabalharmos juntos em prol da nossa própria qualidade de vida”, destacou.

Doação de mudas

O Parque das Dunas produz mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para doação. Espécies como Paineiras, Juazeiro, Pau-brasil, Ipê roxo, Ipês amarelos, Guabiraba de pau, Maçaranduba, Ubaia doce, entre várias outras, são produzidas no Viveiro do Parque para serem doadas. Cada pessoa pode solicitar até duas mudas por mês.

Mais informações: 3201-3985 ou parquedasdunas@rn.gov.br

Fonte: portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!