A greve dos servidores do Detran que será iniciada na segunda-feira, 9 de setembro, deve impedir o acesso da população a vários serviços do departamento. A paralisação confirmada após assembleia da categoria nessa quarta-feira, 4, tende a ‘congestionar’ o atendimento no órgão nesta quinta e também na sexta, os dias que precedem o movimento grevista.
“Como a greve foi anunciada na tarde de ontem (quarta, 4) e já depois do expediente (que vai de 8h às 14h), tem muita gente sem saber ainda da paralisação. Talvez, por isso, o movimento esteja normal nesta quinta. Mas acredito que amanhã (sexta) a procura da população será muito grande”, disse o servidor Alexandre Guedes, da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, o Sinai.
De acordo com o diretor, baseado na adesão dos servidores à assembleia que definiu pela paralisação, “que foi muito grande”, o Detran “não vai ter funcionamento” durante a greve. “Creio que toda a categoria vai aderir”, enfatizou.
“Os serviços de registro e de habilitação serão afetados. A gente sabe que a população será muito afetada. Mas, o que o Governo sempre faz é prorrogar taxas que se vencem durante os dias de greve para depois da paralisação, para que ninguém leve prejuízo com multas injustamente”, comentou.
Reivindicações
O movimento grevista é motivado pelo não atendimento a pauta dos trabalhadores. Eles cobram do governo as seguintes questões:
– Revogação do decreto 29007, que retira a autonomia financeira da autarquia – “Os recursos entram em uma conta única, não sabemos como estão sendo utilizados os fundos arrecadados pelo nosso órgão”, reclamou Alexandre Guedes.
– Realização de concurso público – “Hoje, onde é para ter cinco funcionários tem um. Onde é para ter três não tem nenhum. O efetivo do Detran são 433 servidores efetivos. Há 35 anos atrás, quando entrei eu era o 407. Deveríamos ter, no mínimo, 1000. Temos, em torno de 130 cargos vagos no Detran. A frota hoje é de mais de um milhão”, disse o diretor do Sinai.
– Reajuste salarial e pagamento das três folhas em atraso devidas aos aposentados e pensionistas da autarquia – “Os contratos do Detran consomem mais de 50% do que o órgão arrecada. A folha, talvez, não chegue a 30%. Pedimos um reajuste em torno de 10%”, explicou.
Fonte: Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!