Um feirante foi flagrado jogando água de uma galeria de esgoto em cima de frutas que estavam à venda, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. O vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o momento da ação, que além de anti-higiênica, pode trazer danos à saúde de quem consumir o alimento.
O caso ocorreu na Avenida Dantas Barreto. No vídeo, é possível ver o momento em que o homem se agacha, enche uma garrafa plástica com a água que passa na galeria, e joga em cima das bananas que estão numa carroça.
A gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa, afirma que ações são realizadas em mercados e feiras livres, para verificar as condições em que os alimentos estão acondicionados.
"Numa fiscalização em feira livre, mercado, supermercado, vamos observar como está acondicionado esse alimento, de que forma ele está sendo disponibilizado para o consumidor, mas de toda forma, esse alimento que está aqui não está próprio para consumo. Precisa passar por uma higienização e desinfecção", diz Daniele Feitosa.
Comerciante pega água do esgoto numa garrafa plástica e, em seguida, joga por cima das frutas — Foto: Reprodução/WhatsApp
Apesar disso, segundo Feitosa, no caso dos feirantes, o mais difícil é identificar onde estão os trabalhadores. "A gente tem o papel de educação sanitária. Vamos fazer um planejamento para fazer uma capacitação em boas práticas para todos os feirantes daquele território", afirma a gerente.
Segundo a bióloga Sandra Guerra, por causa de casos como esse, é importante que o consumidor não apenas lave os alimentos, mas os desinfecte. A limpeza de frutas e verduras, segundo ela, precisa ser feita com água potável.
"A desinfecção só ocorre com hipoclorito de sódio. Depois da lavagem com água, você pode colocar os alimentos de molho numa solução de hipoclorito, por 10 a 20 minutos. Água sanitária não se usa para limpeza de alimentos, que pode prejudicar a saúde a longo prazo. O hipoclorito se encontra em supermercados", explica a bióloga.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!