Páginas

quarta-feira, agosto 07, 2019

Bolsonaro diz que deve indicar novo PGR até a próxima segunda-feira

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (7) que deve indicar o novo procurador-geral da República "no máximo" até a próxima segunda-feira (12). O presidente conversou com jornalistas na portaria do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, antes de seguir para a agenda do dia, no Palácio do Planalto.

Bolsonaro durante entrevista à imprensa na portaria do Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (7) — Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Bolsonaro durante entrevista à imprensa na portaria do Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (7) — Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Desde o início de junho, Bolsonaro tem em mãos uma lista tríplice proposta por integrantes da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) com as sugestões do Ministério Público para sucessão da atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge. O mandato dela começou em 2017 e acaba em setembro.

"Eu acredito que no máximo segunda-feira, até para dar tempo dele conversar com os senadores. Possível nome aí e fazer a sabatina de modo que, quando a senhora Raquel sair, ou caso ela venha a ser reconduzida, já está tudo resolvido", disse o presidente.

De acordo com a Constituição, compete ao presidente da República indicar o PGR, mas ele não é obrigado escolher para o cargo um dos nomes da lista da ANPR. O colunista do G1 Matheus Leitão entrevistou todos os candidatos à lista tríplice. Leia as entrevistas de Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blaul Dalloul.

Na semana passada, Bolsonaro se encontrou pela terceira vez com o subprocurador-geral da República Augusto Aras. O encontro não constou da agenda oficial de Bolsonaro, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Aras não figura a lista tríplice da ANPR.

Questionado sobre Aras nesta quarta, Bolsonaro disse que ele "está no radar". Aras integra o Ministério Público desde 1987 e define-se publicamente como conservador.

Perguntado sobre as chances de Raquel Dodge, Bolsonaro disse que "todo mundo está no radar ainda". Dodge não está na lista da ANPR, mas tinha se colocado 'à disposição' para seguir no cargo.

Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul compõem a lista tríplice para a sucessão da PGR — Foto: Divulgação/ANPR; João Américo/PGR
Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul compõem a lista tríplice para a sucessão da PGR — Foto: Divulgação/ANPR; João Américo/PGR

Missão do PGR
Cabe ao procurador-geral da República chefiar o Ministério Público da União por dois anos. O MPU abrange os ministérios públicos Federal, do Trabalho, Militar, do Distrito Federal e dos estados.

O procurador-geral tem a função de representar o Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF). Também desempenha a função de procurador-geral Eleitoral.


Compete, também, ao procurador-geral pedir abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores. Ele também tem a prerrogativa de apresentar denúncias nesses casos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!