Movido ou não por eventos esportivos, como a Copa América, o setor de bares e estabelecimentos especializados na venda de drinques e bebidas alcoólicas está em alta no Rio Grande do Norte. O segmento apresentou um aumento de 18,8% no número de empreendimentos no último ano. Entre 2015 e 2019, a quantidade de estabelecimentos quase dobrou no estado, subindo de 869 para 1.585 pequenos negócios nessa área, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae no Rio Grande do Norte.
FOTO: MORAES NETO/AGÊNCIA SEBRAE RN
Um dos termômetros para medir o aquecimento do setor tem sido a atratividade desse tipo de negócio entre os Microempreendedores Individuais (MEI). O comércio de bebidas já é a quarta atividade que mais formaliza MEI no estado. Segundo dados do Sebrae, já são 3.242 empreendedores enquadrados nessa categoria jurídica do Simples Nacional desempenhando essa atividade.
O negócio de bares e restaurantes é o que oferece o maior número de empregos, em torno de seis milhões de pessoas em todo o Brasil, conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Mas para partir para esse tipo de empreendimento, o empresário deve tomar providências importantes, já que o estabelecimento mexe diretamente com o público. Além disso, é preciso muita criatividade para que o negócio tenha aceitação de público com perfis diferentes, desde o mais simples ao mais sofisticado.
Pode parecer uma atividade simples, mas, para ser competitivo e lucrativo, o empreendedor que vai investir nessa área precisa estar atento a alguns cuidados para tornar o empreendimento atrativo: o ambiente e a decoração, o som, música, jogos, etc. Por isso, são necessários alguns cuidados na hora de abrir um estabelecimento dessa natureza.
O segmento é também importante para a atração de turistas e nos grandes centros urbanos chega a ser uma das principais opções de lazer da população. Vida noturna e gastronomia são ligados diretamente ao ramo, por isso o serviço prestado por um bar deverá ser concebido com visão profissional. Requer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, público-alvo, localização, cardápio de comidas e bebidas a serem oferecidas, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. O Sebrae elaborou algumas dicas para quem deseja investir nesse tipo de negócio e ter um bar lucrativo.
Confira:
1 – Criatividade para o negócio dar certo
Bar é o tipo de negócio com grande concorrência, o que exige do proprietário muita criatividade. É necessário observar o mercado local e identificar o nicho de clientes para o qual o estabelecimento estará direcionado. A ociosidade do estabelecimento pode ser alta, de até 50%, nos dias de baixo movimento, dependendo da localização e proposta de valor do bar, o que exige iniciativas na gestão financeira e na divulgação de eventos e promoções. Sendo um ponto de encontro, os bares são muito procurados em dias de jogos importantes, em especial finais de campeonato e Copa do Mundo.
2 – A importância da localização
Uma boa localização é aquela que está no caminho dos clientes, perto de algum ponto de atração das pessoas, que podem ser os futuros frequentadores do recinto e que tenha acesso ao estabelecimento com menor grau de dificuldade. Por este motivo, a escolha do local onde o bar será instalado tem que ser feita por meio de pesquisas para identificar o perfil dos clientes, seu poder aquisitivo, hábitos, cultura e gostos. A proximidade com universidades, cursinhos, zonas comerciais e escritórios ajuda a angariar novos frequentadores e uma clientela jovem.
3 – Exigências legais e específicas
É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa na Junta Comercial, nas Secretarias da Receita Federal (CNPJ) e de Fazenda, Prefeitura do Município (Alvará), enquadramento na Entidade Sindical Patronal, cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS” da Caixa e no Corpo de Bombeiros Militar. Além do cumprimento às exigências é importante consultar a administração sobre a legislação local para esse tipo de negócio.
4 – Estrutura e identidade visual
A estrutura de um bar pode ser simples: balcão, salão para as mesas, banheiros, depósitos para estoque e cozinha. Mas se a clientela for exigente, é necessário um projeto arrojado, inclusive temático. Seja criativo na hora de criar um nome e lembre-se que a identidade visual deve estar em sintonia com a proposta do seu negócio. Diversificar e inovar são formas de agregar valor ao negócio, criando motivos para a constante atração de público. Uma das estratégias é acompanhar as tendências ditadas pela TV, novelas, filmes, entre outros.
5 – Funcionários, o cartão postal do estabelecimento
Ao escolher garçons, cozinheiros, barman, você deve ter cuidado, pois eles são o cartão de visita do seu negócio. O mais importante é que os funcionários sejam treinados e qualificados, contribuindo para que o bar seja realmente um local agradável e que os clientes valorizem o bom atendimento. Cortesia, atenção, respeito, honestidade, são valores que o proprietário deve transmitir aos seus empregados e zelar por sua manutenção.
Fonte: Portal no Ar
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