quinta-feira, maio 23, 2019

Dois bairros de BH podem ser atingidos em caso de rompimento de barragem em Ouro Preto

Os bairros Maria Tereza e Beija-Flor, Região Norte de Belo Horizonte, podem ser afetados com possível rompimento da barragem Forquilha I, que fica em Ouro Preto, segundo a Defesa Civil de BH. Por isso, os moradores que fazem parte da mancha de inundação vão passar por um simulado de evacuação de emergência no próximo sábado (25).

Mapa da mancha de inundação no bairro Maria Tereza e ponto de encontro dos moradores que participarão da simulação  — Foto: Defesa Civil
Mapa da mancha de inundação no bairro Maria Tereza e ponto de encontro dos moradores que participarão da simulação — Foto: Defesa Civil

Nesta quinta e sexta-feira, a Defesa Civil está distribuindo convite e orientações pela região. Ao todo, serão convidadas 800 pessoas. Estão sendo visitados 123 imóveis do bairro Maria Tereza e 125 do bairro Beija-Flor.

O simulado vai dar orientação de como agir em caso de rompimento da barragem Forquilha I. Maria Tereza e Beija-Flor ficam a cerca de 85 quilômetros da Mina de Fábrica, onde fica a estrutura.

Segundo a Defesa Civil, o rompimento da barragem Forquilha I pode alterar o volume do Córrego do Onça, que pode transbordar e atingir os imóveis dos dois bairros.

“É Importante destacar que serão convidados para o simulado somente os moradores que estão inseridos nas áreas de mancha”, afirmou a Defesa Civil.

Ainda de acordo com o órgão, o treinamento obedece a protocolos de segurança e acontece em parceria com a Vale.


A Vale disse que a ação tem caráter preventivo e que, se houver rompimento de barragem, o rejeito levaria 11h24 para atingir Beija-Flor e 13h17 para chegar ao bairro Maria Tereza.

Mapa da mancha de inundação no bairro Beija-Flor e ponto de encontro dos moradores que participarão da simulação — Foto: Defesa Civil
Mapa da mancha de inundação no bairro Beija-Flor e ponto de encontro dos moradores que participarão da simulação — Foto: Defesa Civil

Forquilha I
A barragem Forquilha I é da Vale e fica em Ouro Preto, região central de Minas Gerais. Juntamente com a Forquilha III, passou para o nível três de risco de rompimento no dia 27 de março. Cerca de 25 pessoas que moravam na região que poderia ser atingida por um eventual rompimento destas duas barragens saíram de casa no dia 20 de fevereiro.

De acordo com a mineradora, as barragens Forquilha I e III já estavam inoperantes e fazem parte do plano de descomissionamento da mineradora.

7 - Barragem Forquilha 1 — Foto: Infográfico: Juliane Monteiro e Karina Almeida/G1
7 - Barragem Forquilha 1 — Foto: Infográfico: Juliane Monteiro e Karina Almeida/G1

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!