A nave israelense Beresheet não conseguiu pousar na Lua nesta quinta-feira (11), após uma série de falhas em um de seus motores. Ela chegou à superfície lunar, mas não realizou um “pouso suave”, e terminou se chocando contra o astro. A missão custou cerca de US$ 100 milhões (R$ 380 milhões), o que é considerado pouco para esse tipo de projeto.
A selfie da nave Beresheet foi tirada a cerca de 21 quilômetros da superfície da Lua. Na bandeira israelense os dizeres 'País pequeno, sonhos grandes'. — Foto: Divulgação/SpaceIL e Israel Aerospace Industries
Essa foi a primeira missão espacial privada com esse objetivo, organizada com supervisão da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). A nave tinha o tamanho aproximado de uma máquina de lavar louças.
Os primeiros relatos indicam que o motor principal da Beresheet falhou e, quando foi reiniciado, a nave já estava muito perto do solo lunar. Foi impossível fazer um pouso suave, como era previsto.
A princípio restavam dúvidas se a nave havia apenas perdido comunicação com a Terra ou se havia, de fato, caído. Mais tarde, a SpaceIL, organização sem fins lucrativos que coordena a operação junto com a Israel Aerospace Industries, confirmou no Twitter que o time israelense "chegou perto, mas não teve sucesso com o processo de pouso" na Lua.
View image on Twitter
A organização também divulgou um selfie da Beresheet antes da queda. A foto foi tirada a cerca de 21 quilômetros da Lua.
“Não conseguimos, mas certamente tentamos”, disse o empresário Morris Kahn, um dos fundadores da SpaceIL, criada em 2011. Antes do início da missão, Kahn já havia dito que estava um pouco ansioso com o pouso, um dos momentos mais desafiadores da missão.
O gerente geral da operação, Opher Doron, da Israel Aerospace Industries, afirmou que chegar à Lua “já foi uma conquista enorme”. Embora demonstrasse frustração, o time disse ter sido um sucesso ser o sétimo país a orbitar a Lua e o quarto a chegar à sua superfície.
Antes deles, apenas missões de agências espaciais dos governos da antiga União Soviética, dos Estados Unidos e da China chegaram lá.
Quando a falha na aeronave foi confirmada, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou: "Se você não tem sucesso na primeira vez, você tenta novamente."
Um grande evento foi montado para que autoridades e financiadores da SpaceIL assistissem ao pouso. A missão também vinha sendo transmitida pela internet.
A espaçonave iria estudar o magnetismo da Lua enquanto estivesse na superfície lunar — Foto: Beresheet
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!