O Governo do Estado tem conseguido pagar uma folha salarial por mês, mas afirma não ter recursos para pagar os salários atrasados (uma parcela do 13º de 2017 e de novembro de 2018, 13º de 2018 e dezembro de 2018). A expectativa, anunciada desde o início do ano pela equipe de governo, é a antecipação de recursos.
O principal projeto de antecipação são os royalties do petróleo dos próximos quatro anos (2019, 2020, 2021 e 2022). A intenção de realizar a operação foi anunciada ainda em dezembro do ano passado pela governadora Fátima Bezerra. A antecipação vai ser feita por meio de leilão. Em março, Aldemir Freire (Seplan) apresentou um plano de arrecadar entre R$ 315 milhões e R$ 400 milhões. O lançamento do leilão foi anunciado para o fim de março, mas o prazo foi descumprido. Nesta segunda (1), nenhum edital foi lançado.
Diante da demora para realizar a operação, a pressão do sindicatos sobre o governo aumenta. No mês passado, Janeayre Souto, presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN (Sinsp/RN), declarou que “o Governo recebeu janeiro, fevereiro e março dos royalties e nada de pagar os servidores”, deixando claro o incômodo com a espera.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!