O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, anunciou nesta terça-feira (19) sua renúncia, após 30 anos no poder.
Nursultan Nazarbayev, presidente do Cazaquistão que renunciou nesta terça-feira (19), em foto tirada em outubro de 2018 — Foto: Aris Oikonomou/AFP
"Tomei a decisão de renunciar ao mandato presidencial", declarou Nazarbayev, de 78 anos, em um discurso transmitido pela televisão.
Ele informou que continuará a presidir o Conselho de Segurança e permanecerá como líder do partido Nur Otan, que domina o parlamento.
Nazarbayev chegou ao poder quando o país ainda era uma república soviética, em 1990, no cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista. Após a independência, ele foi reeleito contra oponentes simbólicos algumas vezes, em eleições criticadas por observadores estrangeiros.
O país, que tem o tamanho da Europa Ocidental, tem vastos recursos minerais e um enorme potencial econômico. O governo de Nazarbayev se concentrou em uma reforma econômica enquanto resistia a medidas para democratizar o sistema político.
Desde 2014, com a economia abalada e se recuperando de uma queda no preço do petróleo, o descontentamento da população cresceu e o movimento de protestos contra o governo cresceu significativamente.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!