O Governo do Estado está com o pagamento das clínicas de hemodiálise atrasados, fato que pode levar à paralisação dos serviços que atendem um expressivo contingente de paciente. A denúncia é do deputado estadual Tomba Farias (PSDB) que cobra à governadora Fátima Bezerra a adoção de providências urgentes no sentido de pagar os valores devidos. A Secretaria de Saúde diz que iniciou os pagamentos.
Segundo o parlamentar clínicas de hemodiálises em vários municípios como Natal, Caicó, Paulo dos Ferros, Açu, Mossoró e Santa Cruz, estão passando pelo problema. “Nós estamos falando de vidas que não podem esperar. São pacientes que passam quatro horas todos os dias em uma máquina esperando receber uma doação de rim para fazer o seu transplante. Um paciente desse é um grande lutador”, enfatiza.
Exemplificando a situação de inadimplência, Tomba Farias disse que em Caicó, por exemplo, a clínica de hemodiálise está sem receber pagamento desde novembro de 2018. Em outros municípios, as clínicas amargam o atraso de pagamento desde janeiro do corrente ano.
O parlamentar lembra que o pagamento destinado às clinicas de hemodiálises são oriundos do governo federal e são repassados para as instituições médicas através do governo do Estado. “São recursos do governo federal que se encontram no caixa estadual. Peço a governadora que sejam efetuados os pagamentos. Se essas clinicas pararem vai ser o final do mundo para os pacientes”, destaca.
Dívida herdada
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que iniciou, na semana passada, o pagamento às clínicas de hemodiálise e diz que está trabalhando ininterruptamente e de forma articulada para honrar o compromisso firmado com cada um dos prestadores.
Segundo a pasta, o atraso no pagamento se deve ao fato de que a dívida ficou em restos a pagar, decorrentes da gestão anterior, e como a abertura do orçamento só ocorreu no início de março, os trâmites burocráticos provocaram o atraso na quitação dos débitos.
Fonte: portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!