O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação, por mais 360 dias, do emprego da Força Nacional nos canteiros de obras da usina hidrelétrica Belo Monte, no sudoeste do Pará. A decisão, publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União, atende um pedido do Ministério de Minas e Energia.
Usina hidrelétrica Belo Monte fica localizada em Vitória do Xingu, no Pará — Foto: Betto Silva / Norte Energia
A Portaria 265, de 23 de março de 2019, que prorroga a permanência das tropas no Pará, tem o objetivo de garantir a “incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública nos locais em que se desenvolvem as obras, as demarcações, os serviços e demais atividades atinentes ao Ministério de Minas e Energia”.
A Força Nacional está desde 2013 na região de Belo Monte, quando um grupo de manifestantes, composto na maioria por índios, ocupou um dos canteiros de obras da usina e paralisou as atividades. Desde então, os agentes federais atuam na mediação de conflitos e garantia do funcionamento das atividades da hidrelétrica.
A Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, informou que, desde 2013, conta com o apoio da Força Nacional na segurança das estruturas e das atividades inerentes à implantação usina, devido ao seu caráter estratégico para a segurança energética do país e por se tratar de ativo da União cuja responsabilidade de instalação e operação cabe à Norte Energia.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!