A expressão “terra de Malboro”, que nos filmes de faroeste designavam os lugares sem lei, descreve a situação do Rio Grande do Norte quando o assunto é segurança. Este ano, os bandidos já cometeram 43 ações criminosas contra bancos, caixas eletrônicos e correspondentes bancários. Nesta quarta-feira, houve explosões e arrombamentos em duas agências bancárias de São Paulo do Potengi, no agreste potiguar, e uma em Natal .
Em 2018, dados contabilizados pela Tribuna do Norte, de 02 de janeiro a esta quarta-feira (5), revelam a ousadia dos bandidos e a facilidade com que eles atacam bancos, caixas eletrônicos, casas lotéricas e carros-fortes. Até agora 20 cidades foram afetadas.
Na quarta-feira (5), os bandidos agiram em três agências bancárias em Natal e no interior. Em São Paulo do Potengi, a 71 km da capital e localizado na região agreste do Estado, a ação foi dupla na madrugada.
Segundo a Polícia Militar, 20 homens fortemente armados invadiram a cidade de São Paulo do Potengi por volta da 1h30 da madrugada. Em ações coordenadas, eles explodiram as agências do Banco do Brasil e do Bradesco. Para aumentar o pânico na população, os criminosos saíram atirando a esmo em lojas e e roubaram mercadorias. O rastro de destruição foi deixado com nas agências com portas de vidros estilhaçadas.
A Agência do Banco Santander, na Prudente de Morais, uma das avenidas mais movimentadas de Natal, também foi alvo dos bandidos nesta quarta, por volta das 5 horas da manhã. Um caixa eletrônico foi violado. Ainda não foi divulgado o valor da quantia em dinheiro que foi levada. Notas do caixa foram deixadas espalhadas pelo chão e calçada da agência.
Relatos dos moradores e dos próprios policiais que trabalham em condições de vulnerabilidade mostram o clima de terror que quadrilhas fortemente armadas instauram com sua extrema violência, principalmente, em cidade do interior.
No acompanhamento feito pela TN este ano, relativos somente a essas ações, os bandidos conseguiram explodiram 11 agências e arrombaram outras 10.
A contabilidade das quadrilhas aumenta a receita do crime em assaltos a bancos, casas lotéricas, caixas eletrônicos em farmácia e carros-forte, além de posto de combustível.
De janeiro até esta quarta-feira, houve 37 assaltos a bancos, três a carros-forte, a um caixa de comércio em São Gonçalo do Amarante, dois terminais eletrônicos em um posto de combustível e em uma farmácia, e duas casas lotéricas.
O primeiro ato criminoso deste ano foi dia 2 de janeiro, uma tentativa de arrombamento a um caixa eletrônicos da Caixa Econômica Federal na cidade de Extremoz, Região Metropolitana de Natal.
No dia 8 de janeiro, no Centro Administrativo de Mossoró, os bandidos explodiram caixas eletrônicos da Caixa e Banco do Brasil, mas não conseguiram levar nenhum centavo.
Fonte: Tribuna do Norte