Páginas

sexta-feira, setembro 07, 2018

Festa da Padroeira Nossa Senhora Das Dores 2018: Aniversário Sacerdotal de P. Bessa (06-09)


Nesta quinta-feira a Paróquia de Nossa Senhora Das Dores de Itaú RN celebrou a sua segunda noite da festa da Padroeira em comemoração ao Aniversário de Vida Sacerdotal do Pe. Bessa com participação do Bispo Diocesano Dom Mariano Manza e Pe. Erivon Maia.




Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Sesap vai auditar programa de cirurgias itinerantes

A Secretaria Estadual de Saúde  vai auditar as atividades desenvolvidas no projeto “Fôlego Novo”, investigado pelo Ministério Público Estadual. A informação foi confirmada pela Sesap. Segundo o inquérito civil instaurado pelo MPRN, há indícios de que o programa estava furando a fila de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da realização de cirurgias itinerantes. À Promotora de Justiça Iara Maria Albuquerque, o titular da Sesap Pedro Cavalcanti afirmou a inexistência de documentos acerca do programa.

Resultado de imagem para Sesap vai auditar programa de cirurgias itinerantes
Iara Pinheiro instaurou inquérito para apurar se a Sesap está furando a fila de cirurgias eletivas 

A secretaria também determinou que a Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) acompanhe a investigação. Em depoimento ao Ministério Público, o chefe do setor, Sebastião Bezerra Campos, afirmou que desconhecia a organização do “Fôlego Novo”. Os responsáveis seriam a servidora Gyankarla Mendes, subcoordenadora dos Serviços de Referência  e o secretário-adjunto da Sesap, Sidney Domingos.

Segundo o inquérito civil, o projeto “Fôlego Novo” tem o objetivo de realizar cirurgias nos municípios do interior do estado, com o uso de equipe médica itinerante. Ele estaria em vigência há um mês e teria atendido pacientes do município de Macaíba, região metropolitana de Natal. No entanto, essas cirurgias estariam sendo realizadas sem conhecimento da Central Metropolitana de Leitos, que regula o acesso dos pacientes do SUS nessa região. 

A servidora Gyankarla Mendes  afirmou ao MP que os pacientes atendidos “não se encontram regulados pela Central Metropolitana de Leitos”, gerenciado pela Sesap. As listas com os nomes dos atendidos seriam elaboradas pelas secretarias de saúde dos próprios municípios, assim com os exames pré-operatórios. Na investigação do MP, ainda não se sabe o critério utilizado por cada secretaria.

Pelo menos 26 cirurgias de catarata foram realizadas no Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, pelo projeto “Fôlego Novo”. As ações ocorreram nas primeiras semanas do mês de agosto. Há, inclusive, fotos das operações – incluídas no inquérito do Ministério Público.

 Sem passar pela Central de Regulação, as cirurgias não podem ser pagos com as verbas do SUS. O financiamento desse projeto ainda é desconhecido. Procurada pela reportagem para esclarecer o assunto, a servidora Gyankarla Mendes declarou que vai se pronunciar somente por meio de advogado. 

Conselho Estadual de Saúde
O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte se reuniu nesta quarta-feira, 5, e discutiu os indícios de furo de fila  do SUS. A presidente do conselho, Geolipia Jacinto da Silva, considerou a prática como uma “regulação paralela”. “Isso fere o princípio de equidade do SUS”, disse.

A presidente  reiterou o desconhecimento sobre o projeto “Fôlego Novo”, que deveria ter passado pelo Conselho para ser regular. O órgão tem a finalidade de fiscalizar as ações da Sesap. “Nós ficamos sabendo do projeto por causa da denúncia do Ministério Público”, continuou Geolipia.

A coordenadora da Central de Regulação de Leitos, Maria da Conceição Souza, e a coordenadora da Central de Regulação, Eva  de Medeiros, participaram da reunião para prestar esclarecimentos. Elas reiteraram que o projeto  não está sendo feito por meio da regulação do SUS.

Fonte: Tribuna do Norte

RN chega a 43 ações criminosas contra bancos

Resultado de imagem para RN chega a 43 ações criminosas contra bancos

A expressão “terra de Malboro”, que nos filmes de faroeste designavam os lugares sem lei, descreve a situação do Rio Grande do Norte quando o assunto é segurança. Este ano, os bandidos já cometeram 43 ações criminosas contra bancos, caixas eletrônicos e correspondentes bancários. Nesta quarta-feira, houve  explosões e arrombamentos em duas agências bancárias de São Paulo do Potengi, no agreste potiguar, e uma em Natal . 

Em 2018, dados contabilizados pela Tribuna do Norte, de 02 de janeiro a esta quarta-feira (5), revelam a ousadia dos bandidos e a facilidade com que eles atacam bancos, caixas eletrônicos, casas lotéricas e carros-fortes. Até agora 20 cidades foram afetadas.

Na quarta-feira (5), os bandidos agiram em três agências bancárias em Natal e no interior. Em São Paulo do Potengi, a 71 km da capital e localizado na região agreste do Estado, a ação foi dupla na madrugada. 

Segundo a Polícia Militar, 20 homens fortemente armados invadiram a cidade de São Paulo do Potengi por volta da 1h30 da madrugada. Em ações coordenadas, eles explodiram as agências do Banco do Brasil e do Bradesco. Para aumentar o pânico na população, os criminosos saíram atirando a esmo em lojas e e roubaram mercadorias. O rastro de destruição foi deixado com nas agências com portas de vidros estilhaçadas.

A Agência do Banco Santander, na Prudente de Morais, uma das avenidas mais movimentadas de Natal, também foi alvo dos bandidos nesta quarta, por volta das 5 horas da manhã. Um caixa eletrônico foi violado. Ainda não foi divulgado o valor da quantia em dinheiro que foi levada. Notas do caixa foram deixadas espalhadas pelo chão e calçada da agência.  

Relatos dos moradores e dos próprios policiais que trabalham em condições de vulnerabilidade mostram o clima de terror que quadrilhas fortemente armadas instauram com sua extrema violência, principalmente, em cidade do interior. 

No acompanhamento feito pela TN este ano, relativos somente a essas ações, os bandidos conseguiram explodiram 11 agências e arrombaram outras 10.

A contabilidade das quadrilhas aumenta a receita do crime em assaltos a bancos, casas lotéricas, caixas eletrônicos em farmácia e carros-forte, além de posto de combustível.

De janeiro até esta quarta-feira, houve 37 assaltos a bancos, três a carros-forte, a um caixa de comércio em São Gonçalo do Amarante, dois terminais eletrônicos em um posto de combustível e em uma farmácia, e duas casas lotéricas. 

O primeiro ato criminoso deste ano foi dia 2 de janeiro, uma tentativa de arrombamento a um caixa eletrônicos da Caixa Econômica Federal na cidade de Extremoz, Região Metropolitana de Natal. 

No dia 8 de janeiro, no Centro Administrativo de Mossoró, os bandidos explodiram caixas eletrônicos da Caixa e Banco do Brasil, mas não conseguiram levar nenhum centavo.

Fonte: Tribuna do Norte

Finecap será aberta em Pau dos Ferros nesta sexta-feira, dia 7

Resultado de imagem para Finecap será aberta em Pau dos Ferros nesta sexta-feira, dia 7

A Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap) será aberta nesta sexta-feira, 7, na Praça de Eventos da cidade de Pau dos Ferros. Este ano, a feira de negócios contará com 120 estandes, onde estarão expostos e sendo comercializados produtos e serviços de empresas e empreendedores da região. A expectativa dos organizadores é que durante os três dias, cerca de 200 mil pessoas circulem no evento.

O Sebrae do Rio Grande do Norte montou uma estrutura com 12 stands, sendo um com o espaço Sebrae 45 Anos e os demais de empresas atendidas pelo setorial Comércio Varejista e Serviços, que mostrarão aos visitantes os seus produtos e serviços de vários segmentos. Na passarela do espaço Sebrae acontecerão os desfiles das empresas, sempre a partir das 19 horas. 

“O objetivo dos desfiles é mostrar para os visitantes da Finecap às empresas, dando mais visibilidade aos produtos e serviços que podem ser encontrados no comércio da nossa região. Diante do cenário de crise econômica, consideramos importante apoiar e fortalecer essas empresas que geram empregos e renda para a população do interior do estado”, afirma o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Alto Oeste, Rodolfo Barbosa Barreto. 

Durante o final de semana da feira é registrada uma significativa movimentação financeira dentro do próprio evento e ocorre uma ocupação recorde de leitos nos meios de hospedagem, como hotéis e pousadas, e um aumento significativo da frequência de consumidores em restaurantes, em lojas do comércio varejista e de prestação de serviços. 

Além de apresentações artístico-culturais e de um amplo espaço gastronômico, os visitantes da Finecao poderão assistir às atrações de grupos regionais, bandas e cantores nacionais no palco principal montado na Praça de Eventos de Pau dos Ferros.

Fonte: Tribuna do Norte