Na manhã desta segunda-feira (17) a Secretaria Municipal de Saúde através da equipe da UBS Mãe Dália deu início ao 3º Grupo de Antitabagismo.
A primeira sessão foi realizada pelo Médico Gutembergue do PSF I e a Enfermeira Janeuma Kelly do PSF III que teve como Tema: "Entender porque se fuma e como isso afeta a saúde".
Após a roda de conversa foi realizado consultas individuais para avaliação e prescrição de medicamentos.
Programa antitabagismo
O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes, e a consequente mortalidade por doenças tabaco relacionadas. O Programa utiliza as seguintes estratégias: prevenção da iniciação ao tabagismo, proteção da população contra a exposição ambiental à fumaça de tabaco, promoção e apoio à cessação de fumar e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas. (BRASIL, 2004).
Tabagismo
O tabagismo consiste no ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial de Saúde, afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, que precisa ser combatida. Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta - cerca de 1,3 bilhões de pessoas - fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.
No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer, indica que 18,8% da população brasileira são fumantes 22,7% dos homens e 16% das mulheres.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!