A Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte – Coopmed-RN anunciou que está com as atividades dos ortopedistas prestadores do serviços de média e alta complexidade do SUS, paralisadas para o município de Natal deste ontem (27). O motivo é a falta de repasse de pagamento dos procedimentos cirúrgicos já realizados e em atraso de pagamento há cinco meses, pela Prefeitura.
PARALISAÇÃO PREJUDICA DIRETAMENTE A POPULAÇÃO QUE NECESSITA DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS. FOTO: ALBERTO LEANDRO/ ARQUIVO PORTALNOAR
Segundo a entidade, desde o último dia 24 foi emitido um aviso através de carta oficial encaminhada aos secretários de saúde do Município, George Antunes, e do Estado, Pedro Cavalcanti, sobre a previsão de paralisação, caso o pagamento não fosse feito. “Como nenhuma providência foi tomada pelas autoridades, o comunicado da categoria está sendo cumprido. Desde ontem, eles não atendem”, informou a cooperativa.
Segundo diz, a paralisação prejudica diretamente a população que necessita de cirurgias ortopédicas realizadas através do SUS no Hospital Memorial e na Prontoclínica da Criança Paulo Gurgel. Apenas os 30 pacientes já internados nestas unidades clínicas serão operados.
A Secretaria de Saúde do Estado (SESAP) informou que o problema não está no âmbito da pasta, visto que os repasses sob sua responsabilidade já foram realizados. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Natal não se pronunciou sobre a paralisação e repasses não realizados como a Coopmed-RN relatou. O portalnoar.com encaminhou os questionamentos por email, conforme solicitado, inclusive pedindo dados sobre repasses, municípios pactuados e valores, mas a assessoria informou que os essas informações ainda precisam ser apuradas com os setores responsáveis.
Fonte: Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!