Realizado no último sábado (18), o Dia D da campanha contra poliomielite e sarampo levou o Rio Grande do Norte a atingir 55% da cobertura vacinal para as duas doenças.
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20), foram aplicadas 104.645 vacinas contra a pólio no RN. O total representa 55,41% da cobertura.
Para a prevenção contra o sarampo, os números no território potiguar são semelhantes. Após o Dia D, foram aplicadas 104.175 vacinas, o que equivale a 55,16% da cobertura.
Brasil
Nos dados de todo o país, a campanha atingiu pouco mais da metade do público-alvo.No total, mais de 11,4 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo (cerca de 5,7 milhões de cada) foram aplicadas até esta segunda-feira (20). A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independente da situação vacinal delas e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.
“Esse é um movimento de todos, um trabalho de todos para proteger as nossas crianças. Pais e responsáveis devem levar as crianças que ainda não foram vacinadas, independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. O esforço do país é impedir que doenças já eliminadas não retornem o Brasil”, enfatiza o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
Entre os estados com melhor cobertura vacinal neste momento, estão: Rondônia, com 85,03% para a pólio e 83,45% para o sarampo, seguido por Amapá com 76,15% pólio e 75,96% sarampo.
Entre as coberturas mais baixam, destacam-se: Rio de Janeiro, com 29,49% do público-alvo vacinado para pólio e 31,33% para sarampo e Pará, que tem 33,60% pólio e 33,59% sarampo.
Fonte: Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!