México, Canadá e União Europeia anunciaram nesta quinta-feira (31) que responderão às sobretaxas sobre aço e alumínio impostas pelos Estados Unidos com "medidas equivalentes a diversos produtos".
O Departamento de Comércio americano anunciou a suspensão da isenção às tarifas à importação de 25% para aço e de 10% para alumínio de União Europeia, Canadá e México. A decisão entrará em vigor nesta sexta-feira (1º) e elevou as tensões comerciais globais.
O governo do presidente Donald Trump impôs o aumento em 23 março, mas ordenou a suspensão da imposição dos mesmos a UE, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul e México.
Para o governo mexicano, que este tipo de medida tarifária "não é adequada, nem justificada", e lembrou que aço e alumínio contribuem para a "competitividade de vários setores estratégicos e altamente integrados" na América do Norte, como o automotivo e o eletrônico.
México
"Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos, o México imporá medidas equivalentes a diversos produtos como aços planos [laminação a quente e a frio], lâmpadas, pernis e paletas suínas", informou a Secretaria de Economia do país em comunicado.
As tarifas mexicanas -- que também contemplarão embutidos, maçãs, uvas, mirtilos e diversos queijos -- serão aplicadas "por um montante equiparável" ao que o país perderá com as sanções americanas.
"O México lamenta profundamente e reprova a decisão dos Estados Unidos de impor estas tarifas às importações de aço e alumínio provenientes do México a partir de 1º de junho, sob o critério de segurança nacional", diz o comunicado.
Canadá
O Canadá anunciou a imposição de tarifas no valor de US$ 12,8 bilhões às exportações americanas de aço, alumínio e outros produtos como cerveja, uísque, papel higiênico e laquê para cabelo.
União Europeia
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou hoje que, em resposta, Bruxelas imporá tarifas a produtos americanos como calças jeans, motocicletas Harley Davidson e uísque bourbon.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!