Páginas

sexta-feira, junho 22, 2018

Justiça manda prender vereador de São Bernardo acusado de participar de esquema de corrupção na Prefeitura

Resultado de imagem para Justiça manda prender vereador de São Bernardo acusado de participar de esquema de corrupção na Prefeitura

A  Justiça mandou prender o vereador Mario de Abreu Filho (PSDB), de São Bernardo do Campo, no ABC. Ele foi denunciado pelo Ministério Público (MP) por corrupção passiva, concussão (que é o ato de exigir para si vantagem indevida) e organização criminosa quando ocupava o cargo de secretário municipal de Gestão Ambiental da cidade.

A investigação do MP descobriu um esquema de corrupção na pasta por meio de um grupo de bate-papo no celular em novembro do ano passado.

Como ele ainda não foi encontrado, é considerado foragido. A defesa do vereador disse que entrou com recurso para impedir a prisão.

A decisão da Justiça também atinge os outros seis investigados e denunciados pela Operação Barbatana. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP, o pedido de prisão foi feito depois que um deles coagiu uma testemunha.

A defesa do vereador afirmou que em momento algum ele ameaçou qualquer testemunha do processo.

Evidências
Segundo o MP, uma das funcionárias nomeadas pelo ex-secretário, Patrícia Martiniano da Rocha, contou em uma mensagem que tinha comprado o cargo. Uma testemunha viu e denunciou para a Promotoria.

Em depoimento, a funcionária disse que deu um carro e pagou R$ 800 do próprio salário por dez meses para Mario de Abreu. O dinheiro era entregue para uma secretária dele.

A investigação revelou que o caso dela não era o único. O então secretário foi demitido depois da operação, mas voltou a ocupar a cadeira de vereador na Câmara da cidade.

“Nós observamos um esquema de corrupção baseado em compras de cargos, vendas, negociações de licenças e autorizações ambientais, nomeações de funcionários fantasmas”, explicou a promotora, Maria Cecília Nacle, em uma entrevista em dezembro de 2017.

Os outros cinco denunciados não foram encontrados e também são considerados foragidos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!