Dois ônibus, dois tratores e um caminhão foram incendiados da noite desta quinta-feira (7) até a madrugada desta sexta-feira (8) em Minas Gerais. É o sexto dia de ataques consecutivos a veículos e a prédios públicos no estado. À noite, um coletivo foi queimado em Belo Horizonte e outro em Passa Quatro. Na madrugada, foram um caminhão em Frutal e dois tratores em Tupaciguara. Desde domingo (3), foram 106 ataques, sendo 66 a ônibus, em 37 cidades.
Na capital mineira, um coletivo da linha 8207 (Maria Goretti/Estrela Dalva) no bairro Maria Goretti, na Região Nordeste, foi queimado. O motorista contou à Polícia Militar (PM) que estava sozinho no ponto final, se preparando para a última viagem do dia, quando foi surpreendido por dois homens, um deles armado.
“Eles disseram: ‘ei, motorista, retire os seus pertences, inclusive o celular, porque a gente vai pôr fogo no ônibus’. No momento que eles estavam falando, eles já estavam subindo com um galão de cinco litros cheio, espalhou gasolina sob o banco do cobrador ali, do motorista. Eu recolhi as minhas coisas, desci e eles atearam fogo”, falou o motorista.
Coletivo 8207 foi queimado na noite desta quinta-feira em BH (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ele não ficou ferido e disse ainda que os criminosos somente foram embora depois que o fogo se espalhou pelo ônibus. Houve explosões e as chamas atingiram a rede elétrica.
“Começou dando aqueles estouros, né? Pensei: gente, o que é isso? Aí as luzes começaram a piscar. Aí quando eu saí aqui fora o fogo estava alto. Aí eu peguei, fechei as janelas, fechei tudo e fiquei quieta lá dentro”, disse a diarista Catarina da Silva.
Ônibus é atacado no bairro Maria Goretti, em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ela mora bem em frente ao local onde o ônibus foi queimado e disse que não conseguiu sair de casa porque ficou presa pelas chamas. “Eu fiquei tremendo, assustada, porque sozinha dentro de casa, né? Falei: vou morrer aqui sozinha! Se o fogo entrar aqui dentro de casa eu vou acabar morrendo”, completou Catarina.
Sem saber o que fazer, ela ligou para o filho, que chegou minutos depois. “Eu estava próximo aqui, no bairro Concórdia, quatro quilômetros, cheguei com cinco minutos eu cheguei em casa, preocupado com a minha mãe”, contou o socorrista Éder da Silva.
Ela conseguiu sair de casa depois que o fogo foi controlado. Muitos fios de alta tensão derreteram e ficaram espalhados pelo chão. Por causa disso, algumas ruas do bairro ficaram às escuras.
Técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estão no local para restabelecer a energia. A Cemig informou que os trabalhos vão demorar porque será preciso fazer a troca do poste. Oitenta pessoas foram afetadas pela falta de luz.
“É transtorno, né, para toda família. Igual, minha irmã está com um bebê de nove meses. Então é muito difícil, né? Infelizmente eu não sei aonde a gente vai chegar”, desabafou a comerciante Flaviana Fonseca.
A PM informou que os suspeitos ainda não foram identificados e que o crime pode ter ligação com os outros ataques registrados em todo o estado desde domingo (3).
Caminhão incendiado em Frutal (Foto: SAMIR ALOUAN - 97 PM - JORNAL PONTAL - PONTAL ONLINE)
Um caminhão que estava estacionado no pátio da Prefeitura de Frutal, no bairro Princesa Isabel II, foi incendiado por criminosos na madrugada desta sexta-feira (8). Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, a cabina do veículo ficou destruída e não houve vítimas. O crime ocorreu por volta da 1h30.
Tratores incendiados em Tupaciguara (Foto: Antônio Rezende Alves/Arquivo pessoal)
Ainda na Região do Triângulo, em Tupaciguara, dois tratores da prefeitura foram parcialmente queimados nesta madrugada. Segundo a PM, o fato ocorreu no pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.
Os veículos estavam estacionados junto a outros maquinários. Por volta da 1h, uma viatura patrulhava a região quando os militares viram a fumaça saindo do pátio.
Criminosos queimam ônibus interestadual em Passa Quatro (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Ainda na noite desta quinta-feira houve um ataque a ônibus na cidade de Passa Quatro, na Região Sul de Minas Gerais. Os criminosos colocaram fogo em um ônibus interestadual, no Centro.
Segundo a PM, o ataque aconteceu por volta das 19h30. Em cinco dias, 37 veículos em 19 municípios foram atacados na região.
A PM informou que passageiros disseram que dois homens entraram no coletivo e atearam fogo. Ainda conforme a polícia, na hora do ataque, havia cinco passageiros. Ninguém ficou ferido. Os suspeitos fugiram.
Ataques desde domingo (3)
Belo Horizonte e Região
Belo Horizonte - 3 ônibus atacados
Sabará - 1 veículo particular incendiado
Santa Luzia - 1 ônibus atacado
Ribeirão das Neves - 2 ônibus atacados
Noroeste
Brasilândia de Minas - 1 ônibus incendiado
João Pinheiro - 1 micro-ônibus incendiado
Centro-Oeste
Lagoa da Prata - 2 ônibus atacados
Luz - 4 veículos incendiados
Alto Paranaíba
Araxá - 2 ônibus atacados e cinco carros atacados
Patos de Minas - 1 ônibus atacado
Sacramento - 1 ônibus atacado
Triângulo Mineiro
Campo Florido - ataque à recepção da Câmara Municipal
Frutal - 1 caminhão incendiado
Uberaba - 8 ônibus atacados, 1 carcaça de caminhão incendiada, 2 agências bancárias atacadas, 1 caminhão de lixo incendiado, dois veículos do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) incendiados, fogo em quatro vias e 1 rádio atacada por coquetel molotov
Uberlândia - 10 ônibus atacados, 1 agência bancária e 1 agência dos Correios
Tupaciguara - 3 ônibus de viagem incendiados, 2 tratores incendiados
Sul de Minas
Alfenas - 3 ônibus atacados e 1 base da PM do Meio Ambiente atacada
Alterosa - 1 caminhão de lixo incendiado
Brazópolis - tiros contra 1 delegacia e 1 viatura
Cruzília - tiros contra 1 delegacia
Guaxupé - 6 ônibus atacados
Itajubá - 3 ônibus atacados
Machado - 1 ônibus atacado
Monte Santo de Minas - 2 ônibus escolares atacados
Ouro Fino - veículos incendiados
Passa Quatro - 1 ônibus incendiado
Passos - 3 ônibus atacados; 1 caminhonete incendiada, 1 motorista agredido
Poços de Caldas - 2 ônibus atacados; incêndio em galpão de reciclagem
Pouso Alegre - 3 ônibus atacados
Santa Rita do Sapucaí - 1 caminhão atacado
São Bento Abade - 3 ônibus escolares
São Lourenço - 1 ônibus atacado, ataque à casa de um policial militar atacado
Três Corações - 1 ônibus atacado
Três Pontas - 1 carro incendiado
Varginha - 1 ônibus e uma viatura atacadas
Cambuí - 1 agência bancária
Lavras - 1 ataque à base da Polícia Militar
* Contribuíram para esta reportagem o G1 Sul de Minas e o G1 Triângulo Mineiro
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!