O número de adoções cresceu 25% nos últimos três anos em Natal. Os dados são da 2ª vara da infância e juventude de Natal e foram divulgados nesta segunda (14). Em 2015, foram 63 adoções; em 2016, 66; e em 2017 esse número subiu para 84 adoções.
A assistente social da 2ª vara da infância e juventude, Michele Bezerra, avalia esse crescimento como positivo. "Iniciou-se um termo de cooperação técnica entre estado, município e Tribunal de Justiça no sentido de incentivar as adoções legais, de perceber e informar a essa mulher que quer entregar a criança, que ela tem de expressar essa vontade e informar à vara da infância", comentou.
Essa parceria entre Justiça e os outros organismos estatais busca desenvolver ações em parceria com as unidades de saúde, para identificar e dar o atendimento às mães que querem entregar seus filhos para adoção, de forma à encorajar essa adoção, a ser feita por meios legais e seguros.
"Nós observamos que depois que essa rede começou a trabalhar e conversar com essas mulheres, as adoções pelo cadastro aumentaram", disse a assistente social. O projeto, chamado "Atitude Legal", já está em andamento, promovendo ações de conscientização nas maternidades e centros de saúde.
IV Semana da Adoção
Entre os dias 20 e 26 de maio acontece em Natal a 4ª Semana Estadual da Adoção. O evento busca mobilizar famílias, instituições, simpatizantes da causa e pessoas interessadas em adotar crianças ou adolescentes. A edição deste ano tem como tema central o mote “Olha pra mim”.
A programação será iniciada no domingo (20), às 8h, no Parque das Dunas, com a realização de uma caminhada reunindo pretendentes, pais adotivos, voluntários do Projeto Acalanto Natal e parceiros.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!