Abertura de canal na Barragem do Bezerro ameaça cidades no Piauí (Foto: Magno Bonfim/TV Clube)
A Defesa Civil do Estado subiu para oito o número de cidades em alerta para alagamento, após abertura de desvios para escoar o excesso de água na Barragem do Bezerro, que corre risco de rompimento em José de Freitas. Os municípios monitorados são: José de Freitas, Luzilândia, Joca Marques, Madeiro, Esperantina, Cabeceiras, Barras e Batalha.
Com o rompimento da Barragem do Bezerro, cerca de 1.300 famílias seriam atingidas direta e indiretamente. Até o momento, 321 famílias já foram removidas no município de José de Freitas. Nas áreas de risco das demais cidades em alerta chegam a 377 famílias retiradas, com ajuda do Exército Brasileiro e Polícia Militar. Em Barras, as aulas foram suspensas nas escolas para abrigar moradores desabrigados.
Em nota, o governo do estado informou ter intensificando as ações para evitar maiores danos com enchentes, inundações e possibilidades de rompimentos em barragens e sangramentos em açudes. O governo está distribuindo colchões, cestas básicas e kits de limpeza e higiene para as famílias afetadas.
Exército ajuda na remoção de famílias das áreas de risco em Barras (Foto: Paulo Ricardo/Portal Visão Piauí)
"Um especialista em barragem, da Universidade Federal de Pernambuco, fará uma visita técnica em José de Freitas e atuará como consultor no projeto de recuperação. Com o canal aberto pelo Idepi, o nível da água no reservatório já baixou 23 centímetros e em breve já deverá passar por reparo", acrescentou a assessoria do governo.
O diretor de recursos hidrícos da Secretaria do Meio Ambiente (Semar), Romildo Mafra, garantiu que não há risco em nenhuma barragem do estado. "Nós fazemos monitoramento em todas as barragens e comunicamos aos gestores. De forma que a população pode ficar tranquila da capacidade e segurança dos nossos reservatórios", declarou.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!