As chuvas que caíram em todas as regiões do Rio Grande do Norte no fim de semana animam os produtores e confirmam previsão de meteorologistas. De acordo com o levantamento feito pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), entre a sexta-feira (6) e manhã desta segunda-feira (9) choveu em 99 pontos de medição. Dez municípios tiveram chuvas superiores a 100mm. As maiores quedas de água foram registradas em Apodi e Martins, com 192,6mm e 190,00 mm respectivamente. A previsão, segundo a Emparn, é que o tempo continue com chuvas no interior do Estado.
A força das águas levou parte de uma ponte localizada no Sítio Barra,
zona rural de Apodi
O fortalecimento da Zona de Convergência Intertropical está produzindo instabilidade no Nordeste, segundo o gerente de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot. “Está dentro da previsão de chuvas de normal e acima do normal”, explicou Bristot, que frisou a permanência do tempo com chuvas para duas semanas que vem, principalmente no interior do Estado.
Durante o fim de semana, o litoral potiguar registrou poucas quedas de água. Onde mais choveu foi em Ceará-Mirim, na região metropolitana, com 80,00 milímetros. Apesar do tempo chuvoso, a capital registrou apenas 2,8 milímetros. Gilmar Bistrot explicou que a faixa litorânea deve ser contemplada somente da metade do mês de abril em diante.
Também na região Oeste, em Frutuoso Gomes, a Emparn registrou 160 milímetros. Em Tenente Ananias foram 115 milímetros. Em Rafael Godeiro choveu 114,6 mm e Jucurutu 100,5 mm. Outros municípios da região Oeste variaram entre 80 e 90 milímetros.
Nas regiões Central e Seridó do estado, também ocorreram chuvas de 118 mm em Parelhas, 117,2 mm em Jardim do Seridó, e 101 mm em Timbaúba dos Batistas. Em Santana do Seridó choveu 83,2 mm, seguida ainda de Cruzeta, com 82 mm e São João do Sabugi, com 80 mm.
Uma cratera abriu na Avenida Moesio Holanda, na comunidade Baculral I,
também em Apodi
Apesar das chuvas deste fim de semana e das que caíram em quase todo o território do Estado ao longo da Semana Santa, a situação crítica do abastecimento do Rio Grande do Norte ainda está longe de ser revertida. Dos 167 municípios potiguares, 99 ainda persistem com abastecimento irregular e, dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), 11 estão secos e 19 encontram-se em volume morto.
Simulações do Igarn apontam que, se o inverno de 2018 tivesse regularidade média e constante de chuvas, em especial nas áreas de drenagem dos reservatórios, as reservas hídricas do Estado poderiam ser recuperadas 20% em relação à sua situação atual. No fim de semana, foi possível perceber um aumento no nível de água do Rio Piranhas, decorrente de chuvas registradas no Estado da Paraíba, nas últimas semanas. O barramento construído por causa da captação de água para a Adutora Manoel Torres foi superado pelas águas, segundo vídeo feito pelo radialista da região Seridó, Jarles Cavalcanti.
De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), faltam obras hídricas no RN para poder lidar com a situação da seca de maneira mais efetiva. Métodos como o uso de carros-pipas e forragem para animais, já utilizados pelo Estado, não seriam suficientes levando em consideração a criticidade da situação. Entre as obras consideradas necessárias pela ANA está a construção de uma adutora emergencial do município de Afonso Bezerra até Pendências, o que garantiria o abastecimento de 78 mil pessoas.
Boletim de chuvas
Principais precipitações durante o fim de semana:
Mesorregião Oeste Potiguar (mm)
Apodi 192,6
Martins 190,0
Frutuoso Gomes 160,0
Apodi 137,8
Tenente Ananias 115,0
Rafael Godeiro 114,6
Jucurutu 100,5
Umarizal 98,0
Campo Grande 97,0
Portalegre 94,5
Mesorregião Central Potiguar
Parelhas 118,1
Jardim Do Seridó 117,2
Timbaúba Dos Batistas 101,0
Santana Do Seridó 83,2
Cruzeta 82,0
São João Do Sabugi 80,0
Equador 72,9
Florânia 68,9
Carnaúba Dos Dantas 67,5
São José Do Seridó 67,0
Mesorregião Agreste Potiguar
Rui Barbosa 39,9
Jaçanã 36,0
Sitio Novo 30,0
Mesorregião Leste Potiguar
Ceará- Mirim 80,0
Macaíba 58,1
Natal 2,8
Fonte: Tribuna do Norte/Emparn
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!