A chuva forte que atingiu o Espírito Santo nesta segunda-feira (16) fez a estação de bombeamento do bairro Sítio Batalha, em Vila Velha, ficar completamente alagada e parar de funcionar. A obra deveria ajudar a escoar a água da chuva, mas também ficou alagada.
O secretário de Projetos e Obras de Vila Velha, Luiz Otávio Machado de Carvalho, explicou que o sistema que deveria conter a água desarmou por causa da chuva.
“O nível de construção é de dois metros e trinta. Toda construção em Vila Velha tem que respeitar essa cota mínima. Em alguns lugares ela tem que ser maior. Aqui nós constatamos que essa cota está em 90 centímetros. A causa da estação ter parado de funcionar, porque o canal transbordou, atingindo a casa de máquina. Tem uma casa ali, tem um painel elétrico que não pode ter interferência de água. Se ela tiver interferência de água, automaticamente ela tem um dispositivo lá que é de segurança do equipamento e principalmente das pessoas que estão operando o equipamento, que você tem que preservar a vida da pessoa, então ele desliga”, explicou.
Estação de bombeamento ficou alagada em Vila Velha, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Ainda segundo o secretário, a obra não foi feita como deveria, porque teve um erro na execução. “Uma medida já quase que imediata é isolar essa rede para não contribuir quando o canal encher jogar dentro do bairro. O objetivo é preservar o painel elétrico. Vamos criar condições ali, mesmo que seja um primeiro momento de uma forma provisória, para não ter esse problema. E junto tentar fazer uma ação para o futuro que se o canal transbordar ali, isso não vai acontecer”, completou.
Estação de bombeamento de água em Vila Velha nesta terça-feira (17) (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)
Moradores tiveram prejuízos
Perto da estação de bombeamento, os moradores contabilizaram os prejuízos. A dona de casa Diana Osório teve a cama quebrada, o guarda roupa molhado, o sofá e até a geladeira foi atingida pela água.
Diana é colombiana e mora no Brasil há 6 anos e nunca tinha passado por uma situação como essa. “Vou procurar para onde ir, porque não posso ficar aqui se chover de novo”, contou a moradora.
Moradora mostra estrago causado pela chuva em Vila Velha (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)
Muitas casas do bairro Sítio Batalha ficaram alagadas. O autônomo Luiz Cláudio Almeida Rios não pode dormir em casa.
Os móveis da casa dele ficaram encharcados e muita sujeira ficou pelo chão. “Minha esposa lavou aqui fora, e saímos para dormir fora. Não tem condições de ficar aqui”, contou.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!