Fortaleza registrou chuva de 90 milímetros (Posto Pici) entre as 7 horas de domingo (15) e a manhã desta segunda-feira (16), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A precipitação foi suficiente para causar alagamentos e transtornos em diversos bairros da capital.
A água invadiu casas no Bairro Quintino Cunha. Em um vídeo gravado por moradores é possível ver a chuva entrando nas residências. A água molhou praticamente todos os móveis de uma residência e deixou os objetos boiando, junto com o lixo trazido da rua. Uma correnteza se formou na Rua Padre Manoel Primo.
A moradora Natália Freire disse que desde domingo à noite tenta tirar água de dentro da casa. E que sempre que chove a rua dela fica assim, segundo a moradora.
Já no Bairro Dias Macedo, além da forte chuva, os moradores ficaram assustados com as várias explosões causadas pelos fios de alta-tensão durante a madrugada. O Luzemberg Farias, que mora no local, disse que a chuva e o vento balançavam os fios e cada vez que eles encostavam um no outro, causavam essas pequenas explosões.
Os moradores entraram em contato com a Eneel, que é a companhia distribuidora de energia. Contudo, segundo os populares, nenhuma equipe foi ao local, até a manhã desta segunda-feira,
Chuvas no Estado
De acordo com a Funceme, choveu em pelo menos 93 cidades do estado. Nesta segunda muitos municípios registraram chuvas nas últimas 24 horas. Destaque para Granja, Região Norte com 96 milímetros. Em seguida Paracuru, Litoral Oeste do Estado com 86,2 milímetros.
Russas na Região do Jaguaribe e Ocara, microrregião de Chorozinho, vêm logo atrás com 80 milímetros e 76 milímetros.
Previsão para segunda-feira:
Nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões ao longo do dia.
Previsão para terça-feira:
Nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões ao longo do dia.
Previsão para quarta-feira:
Ao longo do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.
10 maiores chuvas por Municípios no dia:
(159 postos com chuva de 224 informados)
Granja (Posto: Adrianopolis) : 96.0 mm
Fortaleza (Posto: Pici) : 90.8 mm
Paracuru (Posto: Paracuru) : 86.2 mm
Eusébio (Posto: Eusebio) : 80.0 mm
Ocara (Posto: Açude Batente) : 76.0 mm
Maranguape (Posto: Tanques) : 75.0 mm
Beberibe (Posto: Beberibe) : 68.0 mm
Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas) : 66.2 mm
Ocara (Posto: Ocara) : 66.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara) : 65.4 mm
Primeiros dias de abril choveu mais que todo o mês de março
Em 13 dias deste mês de abril as chuvas no Ceará já superaram o volume de todo o mês de março, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foram 139.5 e 119.7 milímetros, respectivamente.
A média histórica do mês de abril é de 188 mm. Para o mês de maio – último da chamada quadra chuvosa que começa em fevereiro – é esperado volume de pelo menos 90 milímetros.
Março é, historicamente, o mês onde ocorrem mais precipitações durante a quadra chuvosa. No mês, a média histórica é de 203.4 milímetros mas, em 2018, foi registrada uma queda de 41,1% no volume de chuvas. Já em fevereiro, ocorreu o contrário: enquanto a média histórica é de 135.6 milímetros, choveu em todo o mês 185.2 milímetros, volume 56,1% acima da média.
De acordo com prognóstico divulgado pela Funceme em 22 de fevereiro, o Ceará tem 45% de chances de ter chuva acima do normal nos próximos meses de março, abril e maio. Conforme os dados apresentados, há 35% de chances de chuva em torno do normal e 20% para chuvas abaixo do normal.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!