Páginas

segunda-feira, abril 23, 2018

Ataques aéreos do governo sírio atingem área controlada por jihadistas nas proximidades de Damasco

Resultado de imagem para Ataques aéreos do governo sírio atingem área controlada por jihadistas nas proximidades de Damasco

Ataques aéreos atingiram uma área controlada por jihadistas perto de Damasco neste domingo (22), mostraram imagens da TV estatal síria, enquanto o governo aumenta seus esforços para eliminar a presença de forças insurgentes nas proximidades da capital do país.

Ondas grossas de fumaças subiam da área de al-Hajar al-Aswad enquanto o som de aviões a jato podia ser escutado em transmissões da área ao sul de Damasco, que é controlada por insurgentes dos grupos Estado Islâmico e Frente al-Nusra.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) informou que dois refugiados civis palestinos --um pai e seu filho-- foram mortos em casa no acampamento palestino adjacente de Yarmouk.

Milhares de casas foram destruídas em Yarmouk nos últimos quatro dias de combates, afirmou o porta-voz da UNRWA, Chris Gunness. "Precisamos de passagem segura para os adoecidos e feridos e os civis que estão morrendo", disse. "Yarmouk se transformou num campo de extermínio, como uma das regiões mais baixas do inferno."

O enclave atualmente controlado pelos jihadistas é anexo a uma região controlada por outros grupos rebeldes que lutam sob a bandeira do Exército Livre da Síria.

O presidente Bashar al-Assad, apoiado por Irã e Rússia, busca eliminar os últimos enclaves rebeldes cercados, fortalecendo-se com a derrota dos insurgentes na região de Ghouta, no leste do país, até então o maior reduto de forças rebeldes na região da capital.

Soldados rebeldes começaram a se retirar no sábado de um enclave que controlavam no nordeste de Damasco, na região de Qalamoun, em um acordo de rendição com o governo. Eles serão transportados para um território controlado por opositores na fronteira com a Turquia.

Embora a conquista da região de Qalamoun e do enclave ao sul de Damasco deixem apenas um enclave rebelde, já cercado, a ser conquistado no norte da cidade de Homs, grandes partes da fronteira Síria com a Jordânia, Israel, Turquia e o Iraque continuam fora do controle de Assad.

Rebeldes contrários a Assad controlam um pedaço do território no sudoeste e noroeste, e milícias curdas, apoiadas pelos Estados Unidos, controlam uma fração do norte e do leste da Síria.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!