O embaixador do Reino Unido em Moscou, Laurie Bristow, foi convocado neste sábado (17) pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no meio da crise diplomática entre os dois países após o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia, e deve expulsar diplomatas britânicos, como resposta à expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido.
"O embaixador do Reino Unido foi convocado no Ministério das Relações Exteriores", informou à imprensa, a chancelaria russa.
A porta-voz do ministério, Maria Zakharova, anunciou na sexta-feira (16) à noite que Moscou já preparou a resposta para a expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido e que as comunicará "muito em breve" aos britânicos.
"As decisões sobre as medidas de resposta do lado russo já foram tomadas e muito em breve o lado britânico será informado sobre elas", disse.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, antecipou na última quinta (15) que a resposta russa incluirá a expulsão de diplomatas britânicos que estão na Rússia. Ao mesmo tempo, afirmou que Moscou informará primeiro da sua decisão a Londres, antes de comunicar as medidas à opinião pública.
Yulia Skripal e seu pai Sergei, ex-agente dos serviços de inteligência militar russa (GRU) que passou informação ao M16 britânico, foram encontrados inconscientes no último dia 4, na cidade de Salisbury, no sul da Inglaterra, e desde então estão hospitalizados em estado crítico.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!