As autoridades da Malásia retiraram, nesta sexta-feira (9), mais de 100 turistas do Parque do Monte Kinabalu, ao norte da ilha de Bornéu, depois que a região foi atingida por um terremoto de magnitude 5,2.
O tremor ocorreu ontem à noite, a uns 8 km da cidade de Ranau, na base deste popular monte de 4.095 metros de altura, o mais alta de Bornéu, e uma das principais atrações turísticas do estado de Sabah.
O ministro do Turismo de Sabah, Panglima Masidi Manjun, disse em sua conta no Twitter que os 130 escaladores que realizavam a subida chegaram pouco antes do amanhecer ao portão de Timpohon, onde começa a trilha de 9 km até o topo.
Também foram retirados da área 42 guias, seis membros das equipes de resgate e dez funcionários do parque após uma descida sem incidentes, apesar de deslizamentos de terra em alguns setores da trilha, afirmou o ministro.
Por causa do terremoto, Masidi ordenou a suspensão temporária de todas as atividades de escalada no monte, que domina o parque natural do mesmo nome, considerado Centro de Diversidade Botânica da Ásia Sudeste pela Unesco.
Em junho de 2015, a região foi atingida por um terremoto de magnitude 6 que provocou deslizamentos de terra, causando a morte de 18 pessoas.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!