Páginas

quarta-feira, fevereiro 28, 2018

Trem do metrô descarrila no DF; circulação é bloqueada em Águas Claras

Trem do Metrô que descarrilou no DF (Foto: Reprodução)

Um trem do metrô do Distrito Federal descarrilou na manhã desta quarta-feira (28). O incidente ocorreu por volta das 9h10, entre as estações Arniqueiras e Águas Claras. Apenas o piloto estava na composição. Ele não se feriu.

A circulação de trens foi interrompida entre as duas estações. De acordo com a assessoria do Metrô, as composições só estão circulando entre as estações Guará e Central (Plano Piloto) e entre Concessionárias (Águas Claras) e Ceilândia.

Frente do metrô ficou danificada pelo incidente no metrô (Foto: Álvaro Costa/TV Globo)
Frente do metrô ficou danificada pelo incidente no metrô (Foto: Álvaro Costa/TV Globo)

A partir de meio-dia, será disponibilizada uma linha de ônibus para levar as pessoas da estação Arniqueiras a Águas Claras e o inverso. Por enquanto, os usuários precisam descer do metrô e pagar pela condução.

Trilhos amassados
Imagens enviadas ao G1 mostram que os trilhos ficaram "amassados" com o peso do trem que saiu do eixo.

O trem será rebocado com a ajuda de um guindaste. Também não há previsão de quando isso deve ocorrer e quanto tempo isso deve durar. Ainda assim, a previsão do Metrô é de que o trecho entre as estações Arniqueiras e Águas Claras fique bloqueado durante toda a tarde.

Ainda não se sabe o motivo do incidente. Uma perícia será feita para identificar o que causou o problema. Não há prazo para trazer os resultados.

De acordo com a direção do Metrô, aquele trem estava sendo recolhido para o pátio, como costuma ocorrer quando acaba o horário de pico.

Trem do Metrô que descarrilou no DF (Foto: Claudio Pereira/Arquivo Pessoal)
Trem do Metrô que descarrilou no DF (Foto: Claudio Pereira/Arquivo Pessoal)

Impacto na população
O problema fez com que as estações ficassem lotadas. O passageiro Gustavo Leal tentava embarcar em Arniqueiras, mas diz que precisou sair de ônibus por causa das filas. "Eu estava no trem sentido Ceilândia quando o trem descarrilou. A gente achava que alguém tinha sido jogado porque tinha uma correria muito grande na estação."

Cerca de 40 minutos após o incidente, funcionários colaram avisos sobre a interdição das estações Águas Claras e Arniqueiras, que foram fechadas. A partir desse momento, os passageiros em Arniqueiras combinaram carona para o Plano Piloto.

A diarista Maria José Marques estava na estação Guará e reclamou da falta de informações. Ela conta que foi orientada a "aguardar por conta de um procedimento", sem detalhar a causa do problema. Segundo a passageira, a circulação de trens só era permitida até o Guará.

Estação lotada após descarrilamento no Metrô (Foto: Reprodução)
Estação lotada após descarrilamento no Metrô (Foto: Reprodução)

O empresário Murilo França viu o momento em que o trem saiu dos trilhos. "Antes de o trem chegar, o trilho estava todo deformado, por isso descarrilou. Foi um barulho alto. Não tem manutenção, acontece isso", afirmou.

Passageira é informada sobre fechamento da estação Arniqueiras do metrô (Foto: Ana Luiza de Carvalho/G1)
Passageira é informada sobre fechamento da estação Arniqueiras do metrô (Foto: Ana Luiza de Carvalho/G1)

A técnica em segurança do trabalho Gláucia Oliveira disse que estava na estação Arniqueiras esperando o metrô para Ceilândia quando ouviu o estrondo: "Eu só ouvi o barulho e o trem parando".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!