As instituições privadas de ensino superior do Rio Grande do Norte oferecem 1.574 bolsas por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos), a partir desta terça-feira (6). A maior parte delas, um total de 1.084, é de bolsas integrais, ou seja, de 100%. Outras 490 oportunidades são parciais, de 50% do curso.
As inscrições, que levam em conta as notas dos candidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Exame), e podem ser feitas até a próxima sexta-feira no site do Prouni (aqui). Os beneficiados têm o curso pago integral ou parcialmente pelo governo federal.
O número de oportunidades é maior que no segundo semestre do ano passado, quando foram oferecidas 1.016 bolsas.
Porém, em relação ao primeiro semestre do ano passado, o número total de vagas disponíveis no estado caiu 30,3%. Eram 2.261, sendo 1.481 bolsas integrais.
Em 2015, o estado chegou a ter um total de 2.944 bolsas disponibilizadas no primeiro semestre.
Brasil
Neste semestre, em todo o país, o Ministério da Educação (MEC) oferece 242.987 vagas em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são bolsas de estudo integrais (37.604 para cursos a distância) e 129.124 são bolsas de estudo parciais.
Para participar, é necessário ter tirado no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e não ter zerado a redação. Só podem integrar o programa aqueles estudantes que se encaixarem em pelo menos uma das seguintes situações:
ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
ter cursado o ensino médio completo em escola privada, mas como bolsista integral;
ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada, mas como bolsista integral;
ter alguma deficiência;
ser professor da rede pública de ensino.
Tipos de bolsa
As bolsas integrais se destinam aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda 1,5 salário mínimo. Já as parciais, de 50% da mensalidade, são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos.
A inscrição inclui até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida.
Calendário Prouni 2018
Abertura das inscrições: 6 de fevereiro
Fim das inscrições: 9 de fevereiro
Primeira chamada: 12 de fevereiro
Segunda chamada: 2 de março
Manifestação de interesse na lista de espera: entre 16 e 19 de março
Consulta das instituições à lista de espera no sistema: 20 de março
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!