Uma passarela caiu nesta quarta-feira (24) e deixou um morto e um ferido na Avenida Brasil, na altura da Cidade Alta, Zona Norte do Rio. A estrutura desabou sobre um caminhão por volta das 14h, e a principal via do Grande Rio foi totalmente fechada nos dois sentidos por mais de 5 horas, complicando o trânsito na Região Metropolitana (siga as notícias do trânsito no Rio em tempo real).
O Corpo de Bombeiros chegou a tentar retirar o motorista das ferragens, por quase duas horas, mas o óbito foi confirmado à reportagem do G1 por volta das 16h. Ele foi identificado como Jorge Robson Camillo, de 35 anos.
"O motorista ficou completamente prensado, encarcerado. Mediante a acompanhamento médico, enquanto a vítima tinha pulso e estava desarcodada, nós tentamos retirar as ferragens de uma maneira segura, de uma maneira tranquila, de modo que fossemos poupar a vida da vítima. Mas, infelizmente, da maneira que ele se encontrava, ficava muito difícil", explicou o tenente-coronel Marcelo Monnier, em entrevista à TV Globo.
Passarela cai em cima de caminhão na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro
Um militar da Marinha identificado como Thiago Ribeiro dos Santos, que passava sobre passarela na hora do acidente, foi levado para o Hospital Naval Marcílio Dias, com ferimentos leves.
As causas do acidente ainda serão investigadas. Em imagens, é possível ver a caçamba do caminhão levantada e encostada na estrutura da passarela. O local foi periciado e as causas estão sendo investigadas.
Caminhão bateu em passarela, diz secretaria
Por e-mail, a Secretaria Municipal de Urbanismo afirmou que a passarela foi atingida pela caçamba do caminhão, que estaria levantada. "Foi o caminhão que bateu na passarela e com a força do impacto a derrubou", diz o texto enviado pela assessoria de imprensa.
A secretaria esclarece ainda que, apesar de ser uma passarela com estutura provisória, não é "frágil" e é "constantemente supervisionada". "A futura passarela será uma estrutura pré-moldada que já vem pronta de fábrica. Ela não pode ser instalada até que as obras deste trecho estejam 100% concluídas. A instalação acontecerá até junho de 2018, prazo para conclusão das obras do BRT Transbrasil", esclarece.
Um motorista de caminhão gravou um vídeo minutos após o acidente dizendo que chegou a ver a caçamba do veículo levantada.
Congestionamento de 110 km
Devido ao acidente, a cidade do Rio entrou em estágio de atenção às 14h20. Duas horas depois, segundo o Centro de Operações, já havia 80 quilômetros de congestionamentos, quase o dobro da média para o horário, de 42 quilômetros. Por volta das 19h50, a retenção chegou ao pico de 110 quilômetros e começou a diminuir.
No momento do acidente, também havia interdições na Linha Amarela, no trecho da Cidade de Deus, próximo à Rua Edgard Werneck, devido a uma operação policial com tiroteio. Às 15h38, a via foi liberada.
Recomendações de trânsito:
Desvio sentido Baixada e Zona Oeste: Linha Vermelha (liberada excepcionalmente para caminhões) e Rodovia Washington Luiz
Desvio sentido Centro: Avenida Meriti
Evitar a Linha Amarela perto da Cidade de Deus (operação policial)
A prefeitura recomendou ainda o uso de transporte público e pediu que, quem puder, antecipar a volta para casa.
“Quem puder antecipar tua saída agora [16h] é recomendável, porque quando for chegando no horário de pico da tarde, vai aumentar o problema de trânsito e vai sobrecarregar o transporte. Devemos ter uma grande sobrecarga nos trens da Supervia e no Metrô”, afirmou o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis.
Bombeiros tentaram por cerca de duas horas retirar motorista das ferragens (Foto: Reprodução/TV Globo)
O secretário municipal de Urbanismo, Índio da Costa, explicou como será feito o trabalho para liberar o trânsito na região em que ocorreu o acidente.
“Com um maçarico, a gente vai separar e serrar as duas partes da passarela. Tem dois caminhões chegando, cada um com capacidade de levar 200 toneladas, vai-se levar esse material para um canteiro de obras no Centro da Avenida Brasil”, disse.
Bombeiros tentaram por cerca de duas horas retirar motorista das ferragens (Foto: Reprodução/TV Globo)
Mapa mostra onde passarela caiu sobre caminhão na Avenida Brasil (Foto: Claudia Peixoto/Editoria de Arte G1)
Segundo testemunhas, caçamba de caminhão abriu e bateu na passarela (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo pessoal)
Ferido é retirado após acidente (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)
Caminhão foi esmagado (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)
Ferido é retirado após acidente (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)
Tragédia na Linha Amarela há 4 anos
O acidente desta terça ocorre quase quatro anos após o Rio viver uma tragédia com causa semelhante. Em 28 de janeiro de 2014, o desabamento de outra passarela, na Linha Amarela, causou a morte de cinco pessoas e deixou outras quatro feridas.
O acidente foi causado por um caminhão, que passou com a caçamba levantada e derrubou a estrutura. De acordo com a concessionária Lamsa, o veículo, maior que 4,5 metros, limite de altura naquele trecho, arrastou a passarela de metal e a derrubou sobre carros, que foram esmagados.
Em entrevista ao G1 um ano depois, o motorista admitiu que estava falando em um rádio-comunicador no momento do acidente e que errou ao pegar a Linha Amarela, já que a circulação de caminhões na área era proibida no horário.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!