Moradores do Havaí receberam na manhã deste sábado (13) um alerta em seus celulares de que havia um míssil em direção ao estado americano.
O alerta dizia "Ameaça de míssil balístico em direção ao Havaí. Procure um abrigo imediato. Este não é um teste". Segundo a rede americana CNN, o alerta foi enviado graças a um erro de um funcionário do governo.
No Twitter, a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí afirmou que o alarme é falso. O órgão, no entanto, não disse se o alerta foi disparado por engano.
De acordo com a agência Reuters, o Comando Militar do Pacífico afirmou que "não detectou míssil balístico direcionado ao Havaí", e que a mensagem enviada foi um erro.
"Nos escondemos imediatamente. Eu estava com meus filhos rezando. Agora estou extremamente irritado", disse à emissora "CNN" o congressista Matt LoPresti ao contar sua experiência no caso.
A mensagem completa ainda dizia que a ameaça foi detectada pelo Comando Militar do Pacífico, e que o míssil poderia cair em terra ou no mar dentro de poucos minutos. A instrução dada foi de procurar abrigos e ficar longe de janelas.
A brasileira Andrea Quiming mora há 18 anos no Havaí, Ela relatou à GloboNews a sensação de ser sido acordada pelo alerta. "Tínhamos 15 minutos para tentar nos abrigarmos. É um pânico, foi um susto enorme. Fechamos as janelas com madeira, colocar água nas banheiras e providenciar as coisas de emergência".
A empresária também comentou que estranhou a falta de alertas das sirenes de alarme. "Demorou cerca de 15 minutos para descobrirmos que era um alarme falso", completou.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!