Um forte terremoto de magnitude 7,6, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), atingiu as áreas entre Honduras e Cuba e chegou a provocar um alerta de tsunami em Porto Rico e Ilhas Virgens, cancelado horas depois.
O terremoto ocorreu à 0h51 (horário de Brasília), a 44 km do arquipélago do Cisne e a 10 km de profundidade.
"Aconteceu a cerca de 66 quilômetros da Ilha de Cisne, está afastado do território hondurenho, mas foi sentido em Gracias a Dios, Colón, Olancho e setores afastados como Cedeño e o Distrito Central", regiões no Caribe, leste, centro e sul do país, disse o chefe da Copeco, Lisandro Rosales.
Ele acrescentou que está sendo feita uma imediata avaliação para saber sobre os danos que o fenômeno pode ter causado.
O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos também chegou a emitir um alerta para a possibilidade de um tsunami para Cuba, Honduras, México, Ilhas Cayman, Jamaica e Belize.
Serviço de Meteorológico dos EUA emitiu alerta de tsunami após terremoto de 7,6 em Honduras (Foto: Reprodução/Twitter/ )
Alerta de tsunami
A Rede Sísmica de Porto Rico emitiu à 1h18 (horário de Brasília) uma advertência de tsunami para o território caribenho e as Ilhas Virgens, por conta do terremoto, sem fornecer informações de que áreas de Porto Rico e Ilhas Virgens poderiam ser afetadas.
Após divulgar a informação sobre o tremor, e antes de ser cancelado o alerta de tsumani, o secretário de Segurança Pública de Porto Rico, Héctor Pesquera, informou que se tinha ativado um plano preventivo nos municípios costeiros da ilha.
México e Guatemala
O tremor também foi sentido em outros países da América Central.
No México, "foi ligeiramente percebido nos limites do estado de Quintana Roo", informou o coordenador nacional de Proteção Civil do México, Luis Felipe Puente.
"No momento, nenhuma afetação foi relatada", disse Puente, em uma mensagem divulgada no Twitter.
Pela mesma rede social, o Serviço Sismológico Nacional afirmou que o tremor foi percebido em Quintana Roo (sudeste) e arredores.
A imprensa local afirma que o terremoto foi sentido na capital do estado, Chetumal, em Cancún, Praia de Carmen e Felipe Carrillo Puerto.
Na Guatemala, a costa atlântica, que poderiam registrar mudanças nos níveis das onda, passou a ser monitorada após o registro do tremor, mas nenhum alerta de tsunami foi emitido no país.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!