Nos Estados Unidos, focos de incêndio continuam a se alastrar no sul da Califórnia, inclusive em áreas urbanas.
Seis grandes incêndios já destruíram mais de 700 quilômetros quadrados, o equivalente a área da cidade de Salvador inteira. Na sexta (8) foi confirmada a primeira vítima. Ao tentar fugir, uma mulher de 70 anos sofreu um acidente de carro e morreu sufocada com a fumaça.
Dezenas de pessoas sofreram queimaduras e enfrentam dificuldades para respirar. Entre os milhares de bombeiros, que trabalham desde segunda-feira (4) praticamente sem pausa, também há feridos. Mais de 200 mil famílias tiveram que deixar suas casas e pelo menos 500 casas e prédios foram destruídos.
A família Kermode visitou o que sobrou da casa deles. Lisa Kermode contou que estava assistindo TV quando viu o quarto pegando fogo. Logo depois, a casa inteira veio abaixo.
Uma foto tirada por um astronauta na Estação Espacial Internacional mostra a coluna de fumaça que se movimenta para o mar. O que alimenta os focos de incêndio e espalha as chamas é um fenômeno comum na Califórnia nessa época do ano: os chamados ventos de Santa Ana. Eles são uma massa de ar quente, muito seca, que vem do interior árido do estado com rajadas às vezes superiores a 100 kmh. Alguns focos estão muito próximos da maior cidade da costa oeste americana, Los Angeles, onde vivem 18 milhões de pessoas.
Os incêndios também afetam uma das maiores indústrias da região, a cinematográfica. O departamento de polícia e alguns dos maiores estúdios de Hollywood suspenderam várias filmagens. Nos próximos dias, os fortes e secos ventos de Santa Ana devem continuar soprando.
Fonte: Jornal Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!