O Ministério Público do Distrito Federal realiza uma inspeção nesta terça-feira (3) na farmácia de alto custo da estação do Metrô da 102 Sul, após denúncias de mau atendimento e falta de remédio. Desde 8h, promotores fiscalizam o estoque. Em poucas horas, a operação "Custo Alto" já verificou que havia medicamentos vencidos desde 2013.
O MP também percebeu que eram oferecidas informações desencontradas. A uma mulher, por exemplo, foi dito que não havia um determinado remédio para tratamento de um tumor na hipófise da filha dela, sendo que foram encontradas seis caixas no estoque. Ela precisava de 22.
O G1 aguarda retorno da Secretaria de Saúde. A ação faz parte das investigações em meio a um inquérito civil público aberto para apurar irregularidades no serviço. A vistoria é realizada pela 4ª Promotoria de Defesa da Saúde.
As denúncias partiram de pacientes que relataram levar horas para serem atendidos. Também alegam receber atendimento "humilhante" pelos servidores.
Ministério Público do Distrito Federal realiza uma inspeção nesta terça-feira (3) na farmácia de alto custo da estação do Metrô da 102 Sul, após denúncias de mau atendimento e falta de remédio. Desde 8h, promotores fiscalizam o estoque. Em poucas horas, a operação "Custo Alto" já verificou que havia medicamentos vencidos desde 2013.
O MP também percebeu que eram oferecidas informações desencontradas. A uma mulher, por exemplo, foi dito que não havia um determinado remédio para tratamento de um tumor na hipófise da filha dela, sendo que foram encontradas seis caixas no estoque. Ela precisava de 22.
O G1 aguarda retorno da Secretaria de Saúde. A ação faz parte das investigações em meio a um inquérito civil público aberto para apurar irregularidades no serviço. A vistoria é realizada pela 4ª Promotoria de Defesa da Saúde.
As denúncias partiram de pacientes que relataram levar horas para serem atendidos. Também alegam receber atendimento "humilhante" pelos servidores.
Fachada da farmácia de alto custo da Asa Sul (Foto: Caio Renan Cerqueira/TV Globo)
A farmácia
Além da unidade na estação da 102 Sul, há também uma em Ceilândia (na EQNM 18/20, na Praça do Cidadão).
O atendimento inicial para cadastramento de usuário é feito, exclusivamente, por meio de agendamento pelo Disque Saúde 160, opção 3 para usuários residentes no DF e 0800 644 0160 para usuários não residentes no DF.
Para retirar o medicamento nas unidades é preciso apresentar documento de identificação com foto e receita original. Para medicamentos termossensíveis, é preciso levar um recipiente térmico com gelo.
A renovação do cadastro deve ser feita a cada três meses. O paciente poderá designar representantes para realizar a renovação e retirar o medicamento. É necessário apresentar declaração autorizadora anexada às cópias dos documentos pessoais da pessoa designada.
Remédios estocados em Farmácias de alto custo do Distrito Federal, em imagem de arquivo (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)
Fonte: G1
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