Cerca de 1,5 mil construções foram danificadas ou destruídas e milhares de pessoas precisaram deixar suas casas no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, devido à propagação de vários incêndios na região. As causas dos incêndios estão sendo investigadas.
De acordo com a agência France Presse, 10 pessoas morreram no estado - 7 no condado de Sonoma, 2 em Napa e uma em Mendocino. Além disso, mais de 100 pessoas estão sendo tratadas em hospitais dos condados de Napa e Sonoma. Segundo a rede CNN, mais de 20 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas.
Bombeiros combatem incêndio em uma casa em Napa, na Califórnia, na segunda-feira (9) (Foto: Josh Edelson/AFP)
No condado de Napa foram registrados três grandes incêndios na madrugada e vários de menor dimensão, segundo informou o porta-voz do condado, Molly Rattigan. No entanto, as chamas se espalham com o passar do tempo e provocam novos focos, o que levou o governador do estado, Jerry Brown, a declarar o estado de emergência.
Morador corre para salvar pertences durante incêndio em sua casa em Glen Ellen, na Califórnia, na segunda-feira (9) (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
A destruição causada pelos incêndios surpreendeu as autoridades, já que em apenas algumas horas o vento estendeu as chamas por milhares de hectares.
O pior incêndio na história recente da Califórnia foi em Cedar, no condado de San Diego, em 2003, que destruiu mais de 2.800 residências. Em 2007, o incêncio de Witch, também em São Diego, destruiu mais de 1,6 mil residências. Ambos ocorreram em outubro.
Chamas consomem uma casa durante incêndio em Glen Ellen, na Califórnia, na segunda-feira (9) (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
"Esta época do ano é quando historicamente ocorreram os incêndios maiores, mais perigosos e mortíferos do estado", disse Upton, se referindo aos fortes ventos do outono.
Um dos incêndios mais violentos está na localidade de Santa Rosa, no condado de Sonoma, onde uma grande faixa do norte da cidade está sob ordem de evacuação e escolas foram fechadas. Hospitais e estabelecimentos comerciais também precisaram ser evacuados.
O Serviço Meteorológico Nacional emitiu no domingo uma advertência sobre ventos de 32 a 56 quilômetros por hora na região.
Ruínas de casas destruídas por incêndio em Glen Ellen, na Califórnia, na segunda-feira (9) (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Carros totalmente queimados são vistos após incêndio em Glen Ellen, na Califórnia, na segunda-feira (9) (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Rudy Habibe, de Porto Rico, fotografa o incêndio no Hilton Sonoma Wine Country hotel, onde estava hospedado, no domingo (8) (Foto: AP Photo/Jeff Chiu)
O bombeiro Jason Sheumann joga água em casa atingida por incêndio em Napa, na Califórnia, na segunda-feira (9) (Foto: AP Photo/Rich Pedroncelli)
Chaminé é vista em meio às ruinas de casa destruída por incêndio em Napa, na Califórnia, na segunda-feira (9) (Foto: AP Photo/Marcio Jose Sanchez)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!