A igreja matriz de Guariba (SP) foi destruída por um incêndio de grandes proporções na noite desta segunda-feira (10). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início no telhado, que estava em reforma, mas as causas ainda são desconhecidas. Ninguém se feriu.
A Polícia Civil informou que ainda não foi comunicada sobre o fato e só depois do registro do boletim de ocorrência pode iniciar a investigação sobre a origem do incêndio.
Construída em 1895, a igreja tornou-se oficialmente "Paróquia São Mateus" em abril de 1900. O padre Audive Bissoli contou que eram realizadas cinco missas por semana na matriz, mas a unidade estava vazia quando as chamas começaram, por volta de 22h.
Chamas destruíram o telhado da igreja de Guariba, SP, que estava em reforma (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)
Ruínas do altar da igreja matriz de Guariba, SP, destruída por incêndio (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)
“Estávamos vendo tudo e aquele sentimento de impotência e não poder fazer nada. Toda a comunidade, toda Guariba em volta rezando e pedindo a Deus, força, coragem e fé para darmos continuidade”, disse.
Funcionários da Prefeitura e da Defesa Civil trabalharam no combate às chamas, com apoio de caminhões-pipa de usinas de açúcar e etanol. Viaturas do Corpo de Bombeiros de Jaboticabal (SP) também se deslocaram para o local.
A paróquia ficou completamente destruída. Apenas as paredes ficaram de pé e a Defesa Civil ainda avalia o risco de desabamento. Uma imagem de São José, que ficava no altar da igreja também foi preservada.
“É um pesar muito grande, muita tristeza, mas, na certeza que com a fé deste povo reconstruiremos esta comunidade paroquial”, disse Bissoli.
O local permanece interditado.
Incêndio teve início no telhado da igreja matriz de Guariba, SP (Foto: Reprodução/EPTV)
Moradores registraram o incêndio na igreja matriz de Guariba, SP (Foto: Reprodução/EPTV)
Corpo de Bombeiros de Jaboticabal ajudou no combate às chamas em Guariba, SP (Foto: Reprodução/EPTV)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!