A decisão da Câmara dos Deputados de rejeitar enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), foi noticiada pela imprensa em outros países.
Temer foi denunciado pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A denúncia rejeitada pela Câmara também inclui os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral), acusados de organização criminosa.
Esta é a segunda vez que os deputados livram o presidente de ser processado. A primeira denúncia, por corrupção passiva, foi votada em agosto e rejeitada, por 263 votos a 227.
Veja a seguir como alguns jornais estrangeiros noticiaram o assunto:
The Washington Post
Reportagem sobre votação sobre Temer no "Washington Post" (Foto: Reprodução/Washington Post)
O "Washington Post" destacou que os deputados da oposição "condenaram o que eles caracterizaram como negociatas maquiavélicas destinadas a manter o presidente no cargo até as próximas eleições, de 2018".
"Os legisladores pró-governo criticaram a oposição por se engajar em táticas de atraso. O drama escalou depois de um anúncio de que Temer tinha sido levado para um hospital", descreve o diário americano.
"Temer prevaleceu facilmente, evitando os processos de corrupção pela segunda vez desde que ele se tornou presidente em maio de 2016", destaca a reportagem.
USA Today
Reportagem da AP reproduzida pelo 'USA Today' (Foto: Reprodução/USA Today)
O jornal americano "USA Today" publicou nota da agência Associated Press que afirma que "Temer sobreviveu a uma votação-chave" apesar da "taxa de aprovação abismal e rejeição generalizada entre seus compatriotas"
Bloomberg
Agência Bloomberg afirmou que investidores procuram sinais de que o governo de Temer possa dar continuidade às reformas (Foto: Reprodução/Bloomberg)
A agência americana de notícias econômicas destacou que os "investidores estão observando atentamente a margem de vitória para sinais de que o governo ainda tem força para entregar pelo menos alguns dos seus planos para a reforma econômica".
New York Times
O jornal americano usou uma nota da agência Reuters para explicar que "Congresso do Brasil rejeita caso de corrupção contra presidente Temer".
Votação foi reportada pelo 'The New York Times' (Foto: Reprodução/The New York Times)
Clarín
Na Argentina, o jornal "Clarín" destacou que esta foi a segunda vez em menos de três meses que o Congresso rejeitou uma investigação contra Temer, acrescentando que, desta forma, o caso será arquivado.
O jornal argentino 'Clarín' também publicou matéria sobre a votação desta quarta (25) (Foto: Reprodução/Clarín)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!