terça-feira, outubro 31, 2017

Estudante faz Enem pela primeira vez com método especial para surdos no RN

Laura vai fazer o ENEM pela primeira vez com o método especial para surdos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano traz dois novos métodos para os deficientes auditivos realizarem a prova. Em Natal, vários estudantes utilização do método para realizar o Exame. Um exemplo é a estudante Laura, ela tem 21 anos e nasceu surda. É a primeira vez que vai fazer o Exame e vai dispôr de ajuda de um intérprete para a realização da prova.
"Eu continuo estudando, o Institudo Federal (IFRN) prepara aulões com auxilio da ASNAT (Associação de Surdos de Natal), que faz a designação dos intérpretes. Também leio um pouco na minha casa, só algumas palavras que não conheço, mas o português é minha segunda língua" conta Laura.
Serão disponibilizados intérpretes e vídeos tradutores, e quem escolhe o método utilizado é o aluno. No Brasil, são 1.116 candidatos com algum tipo de deficiência, incluindo a surdez, que vão fazer o ENEM este ano.
Outra aluna surda que vai fazer a prova do ENEM pela primeira vez é Mikaely. Ela optou pela ajuda do vídeo tradutor. "Eu escolhi a vídeo tradução porque vai ser a primeira vez que vou fazer o ENEM, e eu vou experimentar essa novidade. Torço pra conseguir passar, porque eu sonho no futuro ser uma arquiteta, e tenho ansiedade por isso", diz Mikaely.
A vídeo tradução foi testado por alunos surdos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O presidente da Associação de Surdos do Rio Grande do Norte, Alexandre Golo, diz que a ferramenta é mais uma opção de inclusão para o candidato com deficiência auditiva. "Realmente é muito importante a vídeo tradução, contribui muito para a acessibilidade do surdo, quando não tinha a vídeo tradução era impossível o surdo conseguir, eles perdiam muito na avaliação do ENEM", explica Alexandre.
A prova do ENEM será realizada em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília (DF).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!