O Centro de Detenção Provisória (DCP) de Assu, no Oeste do estado foi desativado neste domingo (8) após a fuga de nove presos na madrugada de sábado (7), no qual os apenados serraram as grades e se rastejaram até o muro, onde pularam e ganharam acesso as ruas da cidade.
A decisão foi da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC/RN), em que os 90 presos restantes foram transferidos para os CDPs de Apodi, Caraúbas e Patu. Cerca de 30 apenados foram transferidos para o CDP de Apodi, considerado um dos modelos do Estado e os outros 60 serão divididos nas outras unidades sobrecarregando a capacidade dos três.
O Centro de Detenção Provisória de Assu funcionava no mesmo prédio da Delegacia de Polícia Civil. Segundo informações da Coordenação de Administração Penitenciária da SEJUC espera-se que a conclusão dos presídios que estão em obras no estado o déficit de vagas no sistema prisional recue.
Hoje a demanda é de oito mil presos para quatro mil vagas. Passam pela mesma situação de Assu, as unidades prisionais de Mossoró, que estão superlotadas. A Cadeia Pública tem cerca de 200 presos, para uma capacidade de 100, já a Penitenciária Doutor Mário Negócio está com quase 400, quase o triplo do número de vagas.
Fonte: Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!