Tem ganhado força no Facebook a história de um policial brasileiro que levou um tiro na testa, mas que, por um milagre, não teve o crânio penetrado pela bala. O problema é que ela é falsa.
A imagem retrata, na verdade, um guarda civil que teve ferimentos na testa enquanto fazia patrulhamento na Rua 25 de Março, na região central de São Paulo, em 2008. O G1 noticiou o caso à época. Ele não foi ferido à bala, mas por uma pedra, de acordo com o autor da foto, o fotógrafo Henrique Manreza. "A notícia é fake."
A mensagem circula também em inglês e em espanhol no Facebook e ganha milhares de curtidas de leitores. A versão em português, aliás, mais parece uma tradução automática da versão em outras línguas.
Veja o que diz o trecho da notícia falsa
"Polícia no Brasil, eles lhe deram um tiro na testa para matá-lo, mas Deus fez um milagre, a bala não penetrou seu crânio. Deus tem apoiado e lhe permitiu viver mais uma vez. Deus é um Deus dos milagres e do poder! Escreva amém e compartilhe essa foto."
É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe (caso prefira, a hashtag pode ser enviada logo após a mensagem também!)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!