Páginas

sexta-feira, setembro 01, 2017

Brasil faz teste de telefonia 5G, que promete levar internet mais longe

O Brasil fez nesta quinta-feira (31) o primeiro teste com telefonia 5G, que vai levar mais longe o sinal da internet pelo celular.
A escola do Luiz Augusto fica a só sete quilômetros do perímetro urbano. Até tem sinal de celular, mas internet...
“Não funciona, no computador só dá pra usar os jogos que já tem”, reclama o menino Luiz Augusto Antônio Ribeiro, de 11 anos.
“Eles leem, digitam resumo, usam o computador com outras ferramentas, mas a internet mesmo não funciona”, confirma a coordenadora pedagógica Mônica Maria do Rosário.
Quem está no campo e precisa acompanhar a previsão do tempo, a cotação agrícola, as novidades do agronegócio, enfrenta a mesma situação.
“Se a gente pudesse ter um monitoramento online com câmeras e sistema de alarme isso nos ajudaria muito”, afirma o produtor rural Lucas Moreira Alckmin.
Foi justamente para melhorar o sinal em áreas rurais que pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações no Sul de Minas Gerais começaram a desenvolver a nova geração de dados móveis: o 5G. Foram dois anos e meio de pesquisas para chegar num modelo que promete um alcance bem maior do que o atual: de até 50 quilômetros.
Hoje, o 4G só chega a cinco, dez quilômetros das torres. O modelo brasileiro não é o único: Japão, Coreia e Estados Unidos também criaram os seus 5Gs.
“A alta vazão de dados, a baixa no tempo de resposta e a internet das coisas estão sendo pesquisadas de forma muito intensa nos Estados Unidos, Europa, Japão e Coreia. A questão do alcance foi deixada de lado então o Brasil está levando essa discussão adiante”, explica Luciano Leonel Mendes, pesquisador do Inatel.

A primeira transmissão dessa nova tecnologia foi feita nesta quinta em Brasília.
“O 3G levou um tempo maior para entrar no Brasil que no resto do mundo. O 4G a gente entrou junto com o mundo. O 5G a gente está tendo a oportunidade de desenvolver junto com o resto do mundo”, disse o secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão.
Tecnologia desenvolvida a partir das necessidades dos brasileiros.
“Tecnologia e educação caminham juntas mesmo, então seria maravilhoso”, afirma a coordenadora pedagógica Mônica.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!