Um helicóptero da Venezuela tirou da Dominica o chefe da representação do Itamaraty no país, o diplomata Arnaldo Salabert, na manhã desta sexta-feira (22), conforme confirmou ao G1 o Ministério das Relações Exteriores.
Salabert, que tem o posto de encarregado de negócios (o Itamaraty não tem o cargo de embaixador na Dominica) foi transportado para a ilha vizinha de Santa Lúcia junto com outros dois cidadãos brasileiros -- uma funcionária da Embaixada na Dominica e um engenheiro que trabalhava no país.
A Dominica foi atingida pelo furacão Maria e ficou bastante destruída. Segundo o Itamaraty, os três brasileiros não passaram por situação de perigo, mas a destruição causada pelo ciclone levou à decisão de sair do país.
O governo brasileiro expressou sua gratidão ao governo da Venezuela, que proporcionou o helicóptero para o traslado seguro dos brasileiros até Santa Lúcia.
A operação foi coordenada no Brasil pela área consular do Ministério das Relações Exteriores.
Brasileiros resgatados pelas Forças Armadas Venezuelanas (Foto: Reprodução/Twitter/@EmbaVenStLucia)
Segundo grande furacão a atingir a região neste mês, Maria deixou ao menos 10 mortos em sua passagem pelo Caribe, e o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) disse que a tempestade está a caminho das Ilhas Turcas e Caicos e do sudeste das Bahamas.
O furacão arrancou os telhados de quase todas as construções da Dominica, onde sete mortes foram confirmadas. O número de vítimas deve aumentar quando as buscas forem retomadas.
A tempestade foi classificada como um furacão de categoria 4, na escala de 5 níveis Saffir-Simpson, com ventos constantes de até 250 km/h, quando chegou a Porto Rico na quarta-feira como a tempestade mais forte a atingir o território norte-americano no Caribe em quase 90 anos.
Brasileiros resgatados pelas Forças Armadas Venezuelanas (Foto: Reprodução/Twitter/@EmbaVenStLucia)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!