A tempestade tropical Harvey se transformou nesta quinta-feira (24) em um furacão de categoria um e ameaça milhares de pessoas nas costas do Texas e de Luisiana.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) alertou sobre a possibilidade de inundações "fatais" provocadas por este furacão, atualmente de categoria um, que deve chegar à costa na sexta-feira.
David Montes cobre as janelas de casa com placas de madeira em preparação para a chegada do furacão Harvey, em Corpus Christi, Texas, na quinta (24 (Foto: Gabe Hernandez/Corpus Christi Caller-Times via AP)
O NHC informou que Harvey poderia tocar terra como um furacão de categoria três, muito mais poderoso, com ventos de até 209 km por hora.
Também se espera que Harvey provoque inundações em Nova Orleans, no estado vizinho de Luisiana, onde o devastador furacão Katrina causou a morte de mais de 1.800 pessoas em 2005.
Prateleiras vazias são vistas em supermercado enquanto moradores de Houston, Texas, fazem compras para se preparar para a chegada do furacão Harvey, na quinta-feira (24) (Foto: Godofredo A. Vasquez/Houston Chronicle via AP)
"Poderíamos ver algumas inundações localizadas", disse o prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, informando, ainda, que várias equipes de resgate estavam se preparando para a eventualidade, mas que ainda não foram previstas evacuações.
"Só precisamos garantir que estejamos preparados para uma forte chuva este fim de semana", disse Landrieu.
Uma tempestade é catalogada como furacão de categoria um quando registra ventos de ao menos 119 km/h.
Scott Martin cobre janelas com placas de madeira em preparação para a chegada do furacão Harvey, em Corpus Christi, Texas, na quinta (24) (Foto: AP Photo/Eric Gay)
Está previsto que Harvey provocará cerca de 75 centímetros de chuva em algumas partes do Texas.
Apesar de que ainda faltam horas para que Harvey toque terra, o governador Greg Abbott lançou alertas de desastre em 30 condados, afirmando que esta medida preventiva permitiria que "o Texas implemente rapidamente recursos para responder à emergência".
Funcionários do governo de Houston, a maior cidade por onde o furacão passará, disseram que não havia previsão de evacuações, mas que são esperadas fortes chuvas que podem se prolongar por até cinco dias.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!