As autoridades do condado de Brazoria informaram que as inundações provocadas pela tempestade tropical Harvey nos Estados Unidos causaram o rompimento de um dique ao sul da cidade de Houston nesta terça-feira (29). As autoridades locais pediram aos habitantes que deixem a área imediatamente.
"O dique em Lago Columbia se rompeu!!", postou o governo do condado de Brazoria em sua conta oficial no Twitter. "SAIAM AGORA!!"
A área de Columbia Lakes se encontra ao sul de Houston, quarta maior cidade dos Estados Unidos, que permanece em grande parte debaixo d'água quatro dias depois de Harvey tocar a terra na costa do Golfo dos Estados Unidos, provocando enormes inundações.
"O rio Brazos transbordou, e toda aquela água está descendo dos afluentes até o rio", informou à CNN uma fonte do governo do condado. "Todas as estradas ao redor estão inundadas. Não temos rotas de evacuação para as pessoas tomarem".
O condado de Brazoria fica entre o Golfo do México e Houston, onde se concentrou a maior parte da devastação provocada por Harvey.
Família foge de casa inundada após tempestade Harvey, em Houston, nos Estados Unidos, na segunda-feira (28) (Foto: Adrees Latif/Reuters)
Os reservatórios de Houston, que contiveram fortes chuvas de Harvey, estão começando a transbordar, forçando as autoridades a liberarem mais água no sistema de drenagem já inchado da cidade para aliviar a pressão de dois diques, disseram autoridades de Harris County.
As autoridades do condado estão monitorando seis bairros ao redor dos reservatórios e encorajaram moradores dessas áreas a deixarem a área antes que o nível das águas suba.
As liberações de água irão se somar às inundações em áreas próximas à Buffalo Bayou, que atravessa o centro de Houston, disse Jeff Linder, do controle de inundações do distrito de Harris County. A área do centro ainda não inundou.
A tempestade tropical Harvey (Foto: Arte/G1)
As liberações controladas para aliviar a pressão sobre os diques ainda não acrescentaram volumes significativos de água aos rios já transbordantes de Houston, disse Linder. Mas a chuva contínua tem complicado os esforços de distribuição das águas das enchentes de maneira controlada.
"Isso é algo que nunca vimos antes", disse ele, acrescentando que há incertezas sobre como a água vai reagir, quando liberações dos reservatórios atingirem o sistema de drenagem.
Rodovia interestadual 45 submersa devido às chuvas causadas pela tempestade tropical Harvey em Houston, Texas (Foto: Richard Carson/Reuters)
11 mortes confirmadas
A 11ª morte foi relatada na terça-feira - o sargento da polícia de Houston Steve Perez, de 60 anos, um veterano da força policial, cujo corpo foi encontrado depois de aparentemente se afogar enquanto tentava trabalhar no domingo, informou a polícia local.
Segundo o chefe da polícia, a família de Perez pediu que ele não deixasse a casa por causa das inundações perigosas, mas o oficial disse a eles: "Temos trabalho a fazer".
Cerca de 3.500 pessoas já foram resgatadas desde a elevação das águas na área de Houston, e a polícia, os bombeiros e soldados da Guarda Nacional continuam tentando localizar pessoas ilhadas.
Trump em visita ao local
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou ao Texas e prometeu que o governo fará uma resposta completa à devastadora tempestade Harvey, o maior desastre natural ocorrido desde que assumiu a Casa Branca, enquanto as autoridades de Houston lutam para administrar as chuvas recordes.
Donald Trump segura a bandeira do Texas após participar de reunião em Corpus Christi. Ele chegou à cidade nesta terça para avaliar os estragos causados pelo furacão Harvey (Foto: Jim Watson/AFP)
"Nós estamos muito orgulhosos de vocês. Muito obrigado por tudo o que estão fazendo", disse Trump, após receber detalhes sobre a operação. Ele não visitará Houston pois isso poderia afetar as atividades de assistência.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!