Circula pelas redes sociais a informação de que a polícia prendeu um caminhão cheio de corpos de crianças sem órgãos em São Luís, no Maranhão. Não é verdade! A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que não houve qualquer registro desse tipo no estado e disse que trata-se de um boato.
Governo do Maranhão nega ocorrência no estado e diz que é boato (Foto: Arte/ G1)
A falsa notícia usa uma foto feita em 2013 sobre crianças mortas durante ataque com armas químicas na Síria. A outra foto usada na falsa notícia é uma imagem de uma blitz policial.
Publicada na última terça-feira, a falsa notícia é uma nova versão de um boato que retorna às redes sociais de tempos em tempos.
A mesma história já foi publicada dizendo que o fato tinha ocorrido no México. Apesar disso, é possível ver nos comentários que muitas pessoas acreditam na falsa história.
Notícia falsa sobre crianças mortas no Maranhão (Foto: Reprodução)
Veja o texto da falsa notícia:
"Um caminhão foi preso em uma operação realizada pela polícia militar, que ao avistar o veículo pediu para o mesmo parar, para que eles pudessem avaliar a carga. Mas o motorista ficou nervoso e acelerou o caminhão. A Polícia perseguiu e ordenou que o motorista parasse. Ao verem o que tinha na carga, foram surpreendidos.
Foram encontradas várias crianças mortas. Imediatamente eles acionaram agentes especializados para transportar os corpos das crianças. Descobriu-se que as crianças mortas não tinham mais os órgãos.
A Polícia Militar do Maranhão conduziu o motorista de nome ”Javier Guzman Torres”. Guzman tem 38 anos de idade. Ele disse que não era que tinha matado as crianças, mas sim as mesmas havia sido morta em rituais de magia negra e foi contratado apenas para levar os corpos.
Ao chega na delegacia de policia, o mesmo disse ao delegado que foi contratado apenas para fazer o transporte e que receberia 3 mil reais. Segundo o motorista preso, os nomes dos responsáveis contratantes são de um grupo politico que tem muita influencia no estado e que não poderia citar nomes porque sua vida e de sua família estaria em risco. Suponhas-se que a quadrilha opera em diferentes países e fazem rituaus de magia negra. A Policia internacional foi acionada. O caso esta sendo investigado pela delegacia do São Cristóvão e as informações seguem em segredo de justiça."
Posts no Facebook sobre a falsa notícia (Foto: Reprodução/ Facebook)
É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe (caso prefira, a hashtag pode ser enviada logo após a mensagem também!)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!